ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Presidenta argentina considera vergonhosa a existência de enclaves coloniais em 16 países

A presidenta da Argentina, Cristina Fernández, lamentou que no mundo ainda existissem “16 enclaves coloniais” e um deles está situado no Atlântico Sul, nas Ilhas Malvinas, cuja soberania reivindica esse governo sul-americano.  

Durante um ato de comemoração do bicentenário da Bandeira da Argentina, realizado na cidade de Rosario (centro-oeste), a Presidenta expos que “há 200 anos aquele ato histórico que hoje estamos comemorando (…) subsiste ainda – para vergonha do mundo – enclaves coloniais em 16 países do mundo”.

Enfatizou que a causa das Malvinas já não apenas é um problema de Estado, mas regional e global, por também, se trata da “defesa de nossos recursos naturais, aos quais têm direito os cidadãos”.

No entanto, ressaltou que não só a ocupação militar é uma forma de colonialismo, pois, atualmente, “existem outras formas de colônia” quanto à “subordinação física, intelectual e econômica”.

Neste sentido, relembrou que o ex-presidente – falecido – Néstor Kirchner (2003-2007) adiantou uma “tarefa titânica” para a independenizar a Argentina desse tipo de colonialismo, mediante o pagamento da divida externa, e rechaçando as iniciativas da Área de Livre Comércio das América (ALCA).

Fernández sustentou que Kirchner “chegou também a uma pátria colonizada, dominada por agentes e setores econômicos, que do exterior e também do interior, a tinha devastado”, mas, “iniciou o trabalho de gerar emprego, recuperar a indústria e reivindicar os direitos do povo”.

Igualmente, a mandataria reconheceu que nesta matéria, todavia, ficou muito por fazer, porém, justificou que “o que não se tem feito é por faltada de recursos”.

Sublinhou que parte dos recursos econômicos do país – 10 bilhões de dólares – se dilui na importação de combustível, montante que poderia ser investido em outras áreas se contasse com campos e plataformas próprias de petróleo.

Apesar disso, “temos conseguido ter balança comercial” estável graças ao crescimento das exportações e do mercado interno.

“Estou decidida a seguir avançando no processo de transformação da pátria”, enfatizou a Presidente.

“Defender o Estado é também defender a bandeira (…). Estou farta dos que me falam apenas de slogans e palavras de ordem, unicamente, quero que colaborem ativamente, que se cuidem vocês mesmos (…) porque vocês são a pátria, a pátria não é um termo vazio, a pátria é o território com os 40 milhões de pessoas no seu interior”, disse.

Cristina Fernández, também, se referiu ao incidente ferroviário da Estação Onze, em Buenos Aires (capital), ao advertir que tomará “as decisões que sejam necessárias, uma vez que a justiça decida”.

Estima que no espaço de 15 dias se concluam os processos de investigação e se determine “os responsáveis direto e indireto” da tragédia.

“Peço algo, encarecidamente, a esta justiça, que as pericias para determinar os responsáveis direto e indireto, não podem durar mais de 15 dias”, expressou a Presidente e sublinhou que “os 40 milhões (de argentinos) e as vitimas necessitam saber o que se passou e quem é responsável”.

Além disso, recomendou que ninguém esperasse dela “jamais, ante a dor da morte e diante a tragédia, a especulação de foto ou discurso fácil” e disse não tolerar aos “que querem aproveitar-se de tanta tragédia e tanta dor”.

A chefa de Estado chegou à cidade “santafesina” acompanhada pelo vice-presidente Amado Boudou e membro do governo nacional para encabeçar o ato de Bicentenário da criação da bandeira.

O evento se desenrolou em frente ao Monumento Nacional a Bandeira, as margens do Rio Paraná, onde se desfraldou a bandeira, “Alta no Céu”, a mais longa do mundo, costurada durante mais de 10 anos com retalho de tecido de todo o país.

Fonte:

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home