ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rússia adverte sobre possível ataque bélico contra o Irã

O chefe do Estado Maior russo, general do Exercito Nikolai Makarov, advertiu nesta terça-feira que o Irã poderia receber um ataque bélico entre abril e julho próximo. A pesar disso, o Irã defende seu direito de usar a energia nuclear com fins pacíficos e a produzir combustível para suas instalações deste tipo.

Citado pelo canal Rússia Today, Makarov expressou que, em vista das fortes tensões criadas em torno do programa nuclear da República Islâmica, os militares dos Estados Unidos e Israel estão preparando uma ação bélica contra o país, o qual se levará a cabo de abril ou, mais tardar, junho vindouro.

A autoridade também disse que o argumento para a agressão, que Teerã acredita que foi fabricado artificialmente para justificar uma guerra, se refere à suposta tentativa iraniana de desenvolver um programa nuclear com “pretensões” militares.

Makarov recordou que o Irã foi banco de ataques cibernéticos, enquanto vários de seus cientistas foram vitimas de atentados, cuja autoria Teerã acusa a inteligência israelense.

Além disso, considerou que ao se desatar um conflito no Irã, o mesmo, poderia estender-se pelo Oriente Médio como um efeito dominó de imprescindíveis consequências, com possibilidade de se converter, incluindo, num enfrentamento internacional.  

Ademais, Estados Unidos mantém uma grande concentração de força naval no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, enquanto Tel Aviv acusa, agora, ao Irã de estar por trás das supostas tentativas de organizar ataques à embaixada israelense em Tiflis e Nova Dele.

O militar russo considerou que ao se desatar um conflito no Irã, ele poderia se entender pelo Oriente Médio com um efeito Dominó de imprescindíveis consequências, com possibilidade de convertesse, inclusive, num enfrentamento internacional, para o qual destacou sua preocupação.

“O Ministro de Defesa da Rússia está controlando a situação que está vivendo o Irã e Oriente Médio, através de um centro recém-criado de monitoramento e controle, ademais, de observar qualquer movimento das Forças Estrangeiras na Região”, ressaltou.

Rússia se opõe, categoricamente, a ameaça lançada pelo Ocidente de levar a cabo um ataque militar contra o Irã, como pretexto de que o país islâmico desenvolve um programa nuclear com fins militares.

Na consideração de Moscou, o caso nuclear do Irã pode-se resolver, unicamente, através do diálogo; posto que esse país tem defendido que seu fim é usar essa energia com fins pacíficos.


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home