ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sarkozy é contrario a qualquer medida militar contra o Irã, mas…

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, tem advertido das graves consequências que acarretaria uma medida militar contra a República Islâmica do Irã, encaminhada a deter seu programa nuclear pacífico.

“Uma intervenção militar não resolveria o problema, senão que desencadearia a guerra e o caos no Oriente Médio e talvez, por desgraça, no resto do mundo”, alertou quarta-feira Sarkozy, durante um jantar organizado pelo Conselho representativo das instituições judias da França (CRIF, por sua sigla em inglês), na capital francesa, Paris. Pediu, por último, que o caso deve ser solucionado pelas vias diplomáticas, informou IRIB.  

O chefe do Estado gaulês assegurou que a “França fará todo o possível para evitar uma intervenção militar [no Irã], não obstante, chamou ao Ocidente para endurecer as sanções com o fim de frear o desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

Os EUA, Israel e alguns de seus aliados acusam a Teerã de perseguir objetivos militares através de seu programa nuclear. O Ocidente tem se valido destes infundados argumentos para forçar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a imponha uma nova rodada de sanções contra o Irã.

No entanto, Washington e Tel Aviv não têm se limitado aos embargos, ameaçam ao Irã através de um ataque militar contra suas instalações atômicas.

O Irã nega as acusações do Ocidente, e argumenta que tem direito a utilizar a tecnologia nuclear pacífica, pois, tem assinado o Tratado de Não Proliferação (TNP) e é membro da Agência Internacional de Energia Atômica (OIEA)


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home