ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Síria denuncia parcialidade do presidente da Assembleia Geral

Por Prensa Latina

A Síria denunciou hoje ser parcializada a decisão do presidente da Assembleia Geral da ONU, Nassir Abdulaziz Al-Nasser (Catar), de convocar o máximo órgão das Nações Unidas para tratar a crise síria.

O embaixador de Damasco perante a ONU, Bashar Jaafari, acusou o presidente desse corpo de violar os procedimentos estabelecidos e solicitou a opinião de especialistas legais independentes e do próprio organismo mundial sobre a legalidade da citação.

A reunião foi anunciada na sexta-feira passada para tratar sobre um relatório aprovado no dia 2 de dezembro do ano passado pelo Conselho de Direitos Humanos (CDH).

Segundo o representante sírio, as regras vigentes dispõem que esse documento seja discutido primeiro pela Terceira Comissão da Assembleia Geral e depois pelo plenário que agrupa os 193 Estados membros da ONU.

Esta convocação representa uma clara violação dos acordos da Assembleia Geral e, portanto, é ilegal, afirmou Jaafar em sua crítica contra a atuação de Al-Nasser.

Não podemos nos reunir no seio da mais democrática instituição do mundo através da manipulação de procedimentos em busca de objetivos políticos, agregou.

A postura do embaixador sírio foi respaldada pelas delegações do Irã e da República Popular Democrática da Coreia.

Não obstante, o presidente da Assembleia Geral decidiu abrir a sessão e iniciar as discussões com uma intervenção da Alta Comissionada da ONU para os Direitos Humanos, Navy Pillay.

Na semana passada, a alta comissionada lançou fortes ataques contra o governo da Síria e chamou os países a suspender os laços políticos com suas autoridades.

O relatório do CDH que a Assembleia Geral discute responsabiliza exclusivamente as autoridades sírias de um numeroso grupo de violações dos direitos humanos, sem mencionar os grupos armados que tentam derrubar o governo.

Modificado el ( lunes, 13 de febrero de 2012 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home