ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Argentina vai processar as empresas que exploram petróleo nas Ilhas Malvinas (+VideoS)

O governo argentino anunciou que vai exigir nos tribunais locais e internacionais das companhias envolvidas na exploração de petróleo nas Ilhas Malvinas.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, acentuou que a exploração petroleira em águas próximas das Ilhas Malvinas é ilegal e insistiu que o Governo de Cristina Fernandes quer que todos os acionistas das companhias envolvidas saibam que “estão violando as resoluções da ONU”.

“Este Governo não vai deixar passar um só dia sem levar adiante uma ação perante um tribunal local ou internacional que nos permita proteger nossos recursos naturais”, sustentou Timerman.

Além disso, advertiu que Argentina também empreenderá “ações administrativas, civis e penais” em tribunais contra qualquer empresa que preste ajuda logística e financeira aos operadores petroleiros.

Durante seu discurso, na sede da Chancelaria, Timerman enumerou as companhias envolvidas em negócios petroleiros na região, entre elas, figuram Falkland Oil Gas, Argos, Rockhopper, Desire Petroleum y Borders and Southern.

Em resposta as declarações de Buenos Aires, o Governo britânico afirmou seu direito de levar a cabo a exploração de recursos naturais no território das Ilhas Malvinas.
Em 2007, Argentina encerrou um acordo com o Reino Unido de exploração de hidrocarbonetos [composto químico e orgânico formado por carbono e hidrogeno, do qual o petróleo é uma mescla de hidrocarbonetos viscosos – acréscimo do tradutor] no Atlântico Sul, argumentando que os britânicos tinham lançado, de maneira unilateral, uma licitação na área de conflito. Desde esse momento, o impulso pelos petróleo na região entre ambos os países tem sido constantes.






Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home