ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bolívia acusa aos EUA de violação fragrante da Convenção de Viena

O Governo do presidente boliviano, Evo Morales, acusou aos Estados Unidos de violar a Conversão de Viena, sobre a segurança dos Estados, depois que a polícia encontrara armas em um veículo diplomático estadunidense.

“Não é o único fato relacionado com a violação flagrante da Convenção de Viena, em torno à segurança do Estado. Estamos profundamente preocupados pelo comportamento, por que tais decisões unilaterais violam princípios fundamentais de respeito, de confiança entre países, afirmou o Ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, numa conferência de imprensa no palácio presidencial.

Agregou que, a raiz deste fato, o governo boliviano convocou aos embaixadores em La Paz, assim como, a representantes e delegados de agencias internacionais para debater o tema de traslado de armas pelas representações diplomáticas presentes no país latino-americano.

Agentes de polícia bolivianos encontraram terça-feira armamentos de diferentes calibres, três equipamentos de rádio-comunicação e um computador em um veículo da embaixada dos EUA, na cidade de Trinidad (noroeste) que, segundo o ministro de Governo da Bolívia, Carlos Romero, estava destinado ao vizinho departamento de Santa Cruz (oeste), conhecido bastião dos opositores ao Governo de Evo Morales. 

Enquanto isso, a embaixada estadunidense, em um comunicado de imprensa, assegurou que as armas foram trasladadas a Santa Cruz para uso exclusivo dos agentes de polícia boliviano que se encarrega de proteger os escritórios estadunidenses.

As relações diplomáticas entre Washington e La Paz se vêem afetadas desde 2008, quando Morales expulsou ao embaixador norte-americano em La Paz, acusando-o de está implicado numa conspiração contra o Governo. Em resposta, a Casa Branca ordenou a expulsão do embaixador do país andino.   

29/03/2012 01:31

Fonte: Hispan-TV
Tradução de Luis Carlos (Redação do Blog O Povo na Luta faz História)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home