ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 12 de março de 2012

Caminho para a biopirataria? Indígenas do Brasil vendem suas terras na Amazônia

Indígenas brasileiros cederam seus direitos sobre 23.000 quilômetros quadrados de terras na Amazônia a uma empresa irlandesa que é uma das líderes no mercado de créditos de carbono.  

Segundo revela um jornal brasileiro, a companhia Celestial Green Ventures comprou as terras da etnia Mundurucú, no norte do Estado do Pará, no marco de sua política de negócios relacionada com o mercado mundial de créditos de carbono.

As autoridades temem que a compra (por 120 milhões de dólares, que não contou com o aval de toda a tribo) e a transferência dos direitos atentam contra a biodiversidade e o desenvolvimento desse povo indígena, pelo que, atualmente, está sendo investigada pelo Governo brasileiro.

Caminho para a biopirataria?

A presidenta do país, Dilma Rousseff, advertiu que esse tipo de negócios “pode impedir o desenvolvimento da região e abrir o caminho para a biopirataria”, tendo em vista que, o contrato de 30 anos, impede a comunidade indígena de extração legal de madeira e de cultivos agrícolas.

Outra das clausulas questionadas do acordo é a de livre acesso da companhia a estes territórios, aonde está proibida a entrada inclusive do próprio Exército do país.   

No total, a empresa irlandesa tem 16 projetos na Amazônia brasileira, que equivalem ao dobro da superfície de Portugal e somam quase 200.000 de quilômetros quadrados. A Estatal Fundação Nacional do Índio (Funai) registrou trinta contratos similares entre etnias indígenas e a empresa europeia, dedicadas a comercialização de créditos de carbono.


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home