ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Cuba condena dois pesos, duas medidas no tratamento do tema iraniano

Cuba denunciou hoje os dois pesos e medidas, assim como as mentiras no tratamento do tema nuclear iraniano e fez um chamado ao diálogo e à cooperação, durante a Junta de Governadores do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA).

"É muito importante que neste processo se preserve integralmente a credibilidade, o profissionalismo e a imparcialidade que devem caracterizar em todo momento a atuação da Secretaria do OIEA" declarou o representante cubano Rodolfo Benítez.

No relatório apresentado a essa Junta, afirmou, foram reconhecidos fatos relevantes ignorados pelos grandes meios de difusão, entre eles que as atividades nucleares no Irã, incluindo as de enriquecimento de urânio, estão sob rigoroso controle do OIEA.

Além disso, o documento admite que esse país opera suas instalações em plena correspondência com o declarado ao Organismo e em nenhum momento se evidencia uma dimensão militar nesse programa.

O OIEA pode verificar, uma vez mais, que não se desviou nenhum material nuclear das instalações declaradas pelo Irã, todas as quais estão submetidas aos controles do Organismo.

Estes são os fatos, indicou Benítez, os quais devem ser separados das distorsões e manipulações daqueles interessados em impedir qualquer avanço.

Denunciou que alguns dos que acusam o Irã de desenvolver armas nucleares mantêm em seus arsenais milhares desses artefatos, se opõem à eliminação dos mesmos e defendem doutrinas militares nas quais se inclui seu possível uso contra outros Estados.

A existência comprovada de quase 23 mil armas nucleares capazes de destruir a vida em nosso planeta, sim é uma ameaça real e grave para a humanidade, advertiu.

Os mesmos que reiteram uma e outra vez as ameaças contra o Irã, guardam total silêncio com respeito aos arsenais atômicos do único Estado no Oriente Médio (Israel) que não aceita o Tratado de Não Proliferação, disse.

São os mesmos que se negam a considerar a proposta do Movimento de Países Não Alinhados, que estabeleceu um Plano de Ação com medidas concretas para eliminar todas as armas nucleares antes do ano 2025, agregou Benítez.

Enquanto persistir a hipocrisia, a seletividade e os padrões duplos, não existirá soluções, declarou o delegado cubano, que assegurou que a posição oficial reiterada pelo Governo do Irã sobre seu programa tem relevância e não deve ser ignorada.

Alguns Estados tratam de levar uma e outra vez o tema da segurança do Irã ao Conselho de Segurança da ONU, que utilizam como arma seletiva e de chantagem política.

Este assunto é da estrita responsabilidade do OIEA e de jeito nenhum deve ser objeto de manipulações, advertiu.

O embaixador cubano concluiu que os diferendos não se resolvem através da guerra, as mentiras, as sanções ou os padrões duplos. São resolvidos, disse, mediante a cooperação, o diálogo e a negociação sem pré-condições entre as partes interessadas, sem ingerência e com pleno respeito ao Direito Internacional.

O uso da força não pode ter lugar neste processo, assegurou.

Viena, 8 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( jueves, 08 de marzo de 2012 )]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home