ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cuba defende o uso da energia nuclear com fins pacíficos

Cuba defendeu hoje aqui o uso da energia nuclear para o desenvolvimento sócio-econômico e a melhoria da qualidade de vida dos países, ao intervir no Conselho de Governadores do Organismo Internacional de Energia Atômica (OIEA).

A delegação cubana ao foro instalado a véspera considerou que lhe corresponde ao OIEA facilitar às nações em desenvolvimento o acesso às aplicações e tecnologias nucleares, incluindo as mais inovadoras e avançadas, a partir da transferência e a capacitação.

"Cuba considera importante a contribuição da energia nuclear ao desenvolvimento sócio-econômico e a melhora da qualidade de vida, em áreas como a segurança alimentar, a agricultura, a saúde humana e a proteção ambiental", assinalou o embaixador Rodolfo Benítez, governador da ilha ante a Junta.

Para Havana, o trabalho do OIEA no tratamento de doenças cobra ainda maior relevância, devido a seu incremento mundial sem precedentes em plantas e animais, no âmbito da globalização do comércio de alimentos e do movimento de espécies.

Nesse cenário, a ilha instou a potenciar as análises confiáveis e oportunas de mostras ambientais em caso da libertação acidental ou deliberada de radiação.

Neste sentido, reconhecemos o trabalho do Organismo na coordenação da rede global de laboratórios de análise para a medição de radioatividade ambiental, apontou Benítez ante a Junta de Governadores do OIEA.

Cuba louvou também a assistência prestada pelo Organismo na aplicação de técnicas nucleares na avaliação de programas de intervenção nutricional, porque elas ajudam a identificar deficiências na dieta das crianças face a seu futuro desenvolvimento, saúde e crescimento.

Nesta segunda-feira, a instalação do Conselho, Benítez denunciou as proibições e restrições que sofrem países em desenvolvimento no acesso a equipamento e tecnologias nucleares para fins pacíficos e insistiu mais uma vez, em que corresponde ao OIEA o papel central em termos de segurança nuclear.

Viena, 6 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( martes, 06 de marzo de 2012 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home