ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Grupo do Euro exige da Espanha que ajuste seu déficit para 5,3%

A Zona do Euro advertiu, nesta segunda-feira, em Bruxelas, que o déficit da Espanha em 2012 deve ser 5,3%, cinco décimos a menos que o anunciado pelo presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy.  

Os ministros de Finanças dos 17 países da Zona do Euro solicitaram que a Espanha alcance um déficit de 5,3% de seu Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, flexibilizando, amplamente, a meta de 4,4% acordado um ano atrás pelo governo anterior. A qual havia sido estabelecida em 5,8% pelo governo de Rajoy.

“O mais importante é que a Espanha cumpra com sua meta de déficit (de 3%) para 2013”, sublinhou o presidente da Zona do Euro, Jean-Claude Juncker.

“De toda forma, acreditamos que a Espanha deve fazer um esforço mais substancial para reduzir a meta de 5,8% do PIB que propôs Rajoy”, determinou Juncker.

Esta diferença de cinco décimos significa que Madri deve realizar cortes em torno de 35.000 milhões de euros em dez meses, em meio de uma recessão e um crescente mal-estar (5.000 milhões de euro a mais do que havia previsto o governo de Rajoy).  

“O governo espanhol tem expressado sua disposição para ter em conta isso durante o processo orçamentário posterior”, assegurou o Grupo do Euro.

A ministra austríaca, María Fekter, convidou a seus sócios para uma “severa” reação, e a Espanha a fazer um “esforço”.

O ministro espanhol de Economia e Competividade, Luis de Guindos, negou-se a fazer declarações no termino da reunião.

“Temos que ser duros de maneira que todos saibam que somos sérios”, acrescentou Fekter.

Ademais, os ministros têm negociado sobre o fortalecer do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), mas, a decisão final será tomada no final de março, com a intenção de dar mais tempo para que a Alemanha acredite que é não urgente dota-lo de mais munição.  

Fonte: Hispantv
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta f az história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home