ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Guerra entre EUA e China em solo estrangeiro

Os funcionários dos EUA discutem cada vez mais a mudança de foco geopolítico em direção a uma “confrontação” com a ascendente região da Ásia-Pacífico, em particular, com a China como o maior “inimigo”, depois de uma retirada em grande escala das tropas do Afeganistão e Iraque, indicam os especialistas.

E a competição com a segunda economia mundial será cruel não só na região Ásia-Pacífico, senão, também, no Oriente Médio, onde não se descarta uma guerra com o Irã.

“Isto reflete não só o desejo de tomar o controle de uma região rica em hidrocarbonetos, mas, igualmente, se livrar da presença comercial chinesa. Isto é, de fato, uma guerra com a China, mas em solo estrangeiro”, disse o presidente da Academia de Assuntos Geopolíticos, coronel geral Leonid Ivashov, citado pelo portal KM.ru.   

Ademais, segundo o estudioso, China e EUA “têm divergências geopolíticas fundamentais”.

“Pequim está a favor de um mundo multipolar, mas quer uma unipolaridade na região Ásia-Pacífico; ou seja, que seja um espaço dominado pela China. Em troca, os EUA quer ver um mundo unipolar, mas quer a Ásia e a região em seu conjunto multipolar para ampliar sua presença ali”, detalhou Ivashov.

“Vemos que a China está expandindo suas capacidades militares nesta região. Os norte-americanos, por sua parte, estão incrementando sua presença numérica. Não sem razão, recentemente, estabeleceu uma base aérea na Austrália e reforça sua presença militar na região do Estreito de Malaca, com o objetivo de controlar o canal de alimentação da economia chinesa de petróleo e gás”, destacou o analista, acrescentando que, simultaneamente, realiza-se uma batalha pelo Japão.

“A luta entre EUA e China esquenta-se”, disse o general.  
Fonte: RT Atualidade
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home