ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Informe internacional evidência o fortalecimento militar britânico nas Ilhas Malvinas

O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) reconheceu, nesta quarta-feira, num informe anual, que na atualidade a presença militar nas Ilhas Malvinas representa um poderio superior ao de 30 anos atrás, quando Reino Unido e Argentina se enfrentaram pela soberania do Arquipélago.

Na contenda de 1982, os britânicos contavam com um contingente da Marinha nas Malvinas e, no presente, tem empregado mil soldados e ao menos três buques de guerra, destaca o documento.

Além disso, possui também quatro aviões de combate Typhoon que patrulha o espaço aéreo, assim como, uma rede de radares. Por outro lado, enviou um de seus buques mais modernos, o destruidor HMS Dauntless, e o submarino nuclear Vanguard. Tudo isso, a revelia do chamado de Buenos Aires para resolver, pela via diplomática, o litígio sobre o território.  

O anuncio de IISS se deu a conhecer a proposito das recentes tensões entre os dois Governos, que reclamam a soberania das Ilhas, localizada no Oceano do Atlântico Sul, na plataforma continental da América do Sul.

Buenos Aires reclama a soberania sobre as Ilhas Malvinas, Georgias de Sur e Sandwich del Sur e os espaços marítimos circundantes, os que Reino Unido ocupou em 1833 e, sobre os quais, mantém uma disputa internacional desde a guerra de 2 de abril de 1982, que durou 74 dias.

A guerra terminou em 14 de junho com um balanço de 649 argentinos e 255 britânicos mortos.

Diante da negativa britânica de reconhecer o direito do país sul americano, a Argentina apresentou uma queixa formal no Conselho de Segurança das Nações Unidas, por considera que o Reino Unido militariza o Atlântico Sul ao anunciar o envio de um barco militar de guerra.

O chanceler argentino, Héctor Timerman, informou nesse contexto sobre a “violação do Reino Unida das cercas de 40 resoluções das Nações Unidas, que convocam ao diálogo entre esse mencionado país e Argentina para resolver, pacificamente, o conflito iniciado em 1833, com a invasão militar das Ilhas Malvinas”, segundo um comunicado emitido pela secretaria.


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home