ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Irã: EUA e Israel estão por trás do fornecimento ilegal de armas a Síria

O Irã dispõe de evidências documentais de que os EUA e Israel estão vinculados ao fornecimento ilegal de armas a Síria, declarou nesta terça-feira o vice-ministro iraniano de Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahiyan.

“Temos informações e documentação comprobatórias de que dezenas de milhões de armas entram no território da Síria, em sua maioria graças aos EUA e Israel. Desgraçadamente, alguns países árabes, também, participam nisto”, comentou Abdollahiyan durante uma conferência de imprensa em Moscou.

Segundo o vice-ministro iraniano, os enfrentamentos entre as forças governamentais sírias e a oposição tem deixado mais de 7.600 mortos desde março de 2011 e são provocados pelos governos dos EUA e Israel. Abdollahiyan precisou que o Irã “rechaça, categoricamente, qualquer interferência estrangeira em seus assuntos”, e, adicionou que, matar ao povo sírio é “um exagero”.

O diplomático iraniano criticou a comunidade mundial por não avaliar objetivamente a situação no Oriente Médio e afirmou que o Irã tem uma política comum sobre os acontecimentos que têm lugar nesta região.

“Não vamos interferir nos assuntos internos de outros países, mas vamos utilizar ao máximo nossa influência cultural para manter a segurança e a estabilidade na região”, assegurou.  

Além disso, Abdollahiyan recordou a realização recente do referendum constitucional na Síria, que foi apoiado por quase 90% dos votantes, mostrando que, “o presidente sírio Bashar Al Assad tem se posto no caminho das reformas e segue gozando de um apoio muito grande por parte de seu povo”.   

A crise na Síria iniciou há um ano devido aos distúrbios entre grupos opositores armados e o Exército Sírio. As autoridades do país afirmam que estes grupos estão financiados por forças externas e que estas agrupações têm acabado com a vida de mais de 2000 militares e agentes de segurança sírios.

Nesta segunda-feira, o senador norte-americano, John McCain, chamou aos Estados Unidos para lidera ataques contra a Síria. Sobre o governo de Bashar Al Assad, disse que a única maneira de salvar a vida de inocentes é mediante uma “força aérea estrangeira”.  

Fonte: RT Atualidade (Link aqui) 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home