ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Movimento Estudantil Chileno luta por uma Educação pública e gratuita enquanto é agredido violentamente pela Policia do governo direitista (+ II Vídeos de RT E Telesur)

Uma macha de aproximadamente 5.000 estudantes, convocada para esta quinta-feira, na capital chilena, desembocou em enfrentamento com os policiais.

Pelo momento os agentes da ordem, que utilizaram gás lacrimogêneo e carros lança água, prenderam ao menos 50 manifestantes. Fontes oficiais alegam que a manifestação não estava autorizada pela administração regional.

Os universitários estão a sete meses protestando para exigir do Governo acesso gratuito a Educação.

O Ministro de Educação, Harald Beyer, afirmou não entender os motivos da mobilização: “O ano escolar acabou de começar e temos uma série de politicas educativas em diferentes áreas que ajudarão a melhorar a educação”, explicou.

Acrescentou que o Governo “está aberto a escutar as propostas e debater as ideais”, mas, o porta-voz dos estudantes secundaristas, Alfredo Vielma, expressou que se tem perdido a confiança no Executivo e afirmou que o proposito da manifestação era demostrar a força do movimento estudantil e a vontade majoritária de recuperar a educação.

Manifestações similares estão programadas em outras cidades, fato visto como a reativação do movimento estudantil, depois da trégua do feriado dos primeiros meses do ano.

Durante a jornada desta quinta-feira, também, se apresentou denuncias em torno das violentas ações repressivas da polícia na região de Aysén, cujas populações estão mobilizadas há um mês contra as políticas centralistas do Governo e a exclusão social. 
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home