ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 15 de março de 2012

O Congresso Argentino aprova um projeto de soberania sobre as Ilhas Malvinas (+Vídeo RT)

A Câmara Alta do Congresso argentino aprovou um projeto que reivindica a soberania sobre as Ilhas Malvinas. Os deputados têm avaliado de maneira unânime a iniciativa, que estabelece a posse imprescindível e legitima do arquipélago e os espaços marítimos circundantes a nação latino-americana.     
A denominada declaração de Ushuaia já foi aprovada em fevereiro pelas comissões de Relações Exteriores de ambas as Câmaras do Congresso Nacional. O documento exorta a Londres para o diálogo bilateral e denúncia o colonialismo britânico.

Entre outras coisas, rejeita as ações empreendidas, unilateralmente, por Grã Bretanha em matéria de pesca, bem como, a exploração e extração de hidrocarbonetos na região. Depois da aprovação, a declaração aprovada deverá ser enviada aos parlamentos de todo o mundo para que ratifiquem a postura argentina.

O analista de Relações Internacionais, Pablo Andrés Gambandé, acredita que este projeto encontrará o respaldo de quase todas as nações sul-americanas. “É uma declaração exclusivamente política, principalmente, porque seria um acompanhamento do poder legislativo para pressionar o poder executivo”, comentou o analista em declarações a RT.

Gambandé se referiu à intenção do país de aprovar este projeto e esclareceu que a Argentina pretende “marcar uma política de unidade nacional, que é um objetivo estratégico da República Argentina para tratar de concluir o tema das Malvinas”.  

Com relação à posição que podem adotar as nações do continente, Gambandé afirma que “toda América do Sul vai aprovar o Governo argentino nesta declaração”, e, também, assegurou que países como Brasil ou Chile seguirão apoiando, como têm feito até agora, por meio do bloqueio aos navios com bandeira das Malvinas.

No entanto, o especialista opina que os países vizinhos não vão se unir ao bloqueio comercial, já que esta medida poderia gerar “um vazio bastante forte que teria consequências sobre os povos e não sobre os governos”.

O anúncio da decisão tomada pelo Congresso argentino se produziu um dia depois que o governador das Ilhas Malvinas falou sobre a: “vida impossível no arquipélago”. O responsável da Administração britânica nas Ilhas em disputa afirmou que Buenos Aires está empenhado em criar condições precárias na Malvinas.



 
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home