ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 5 de março de 2012

O orçamento de defesa chinês superou pela primeira vez os 100 milhões de dólares

O porta-voz da Assembleia Nacional Popular (APN), Li Zhaoxing, anunciou domingo que o orçamento de Defesa da China, país que já tem o maior exército do mundo, aumentará 11,2% este ano. O crescente gasto militar chinês preocupa aos países vizinhos como Japão e outros como Estados Unidos.

Li, ex-ministro de Relações Exteriores, detalhou que o aumento deixará disponível um total de 670. Milhões de yuanes (106.400 milhões de dólares), um percentual ligeiramente menor ao de 2011 (12, 7%) e o qualificou de “razoável e apropriado”.

“O governo chinês segue o principio de coordenar o desenvolvimento da defesa com a economia e fixa os gastos segundo as necessidades nesse âmbito e o nível de desenvolvimento econômico do país”, explicou o porta-voz numa conferencia de imprensa.

Nos últimos anos, o crescente gasto militar chinês tem despertado a desconfiança não só do Japão, Correia do Sul, Filipinas e Vietnam, que o criticam por sua atividade agressiva e por rivalizar diretamente com eles, senão também, os Estados Unidos que tentam expandir seu poderio militar na Ásia.

China tem assinalado que o objetivo deste aumento orçamentário é reduzir o hiato tecnológico que tem em relação aos Estados Unidos e insiste em que seu desenvolvimento militar não supõe uma ameaça para ninguém.  

“A China está comprometida com o caminho da paz e segue uma politica de defesa nacional que é, essencialmente, defensiva”, adicionou o ex-chanceler.

Este aumento se dá nas vésperas da inauguração, nesta segunda-feira, da sessão anual da Assembleia Nacional Popular (APN), máximo órgão legislativo chinês. Esta é a reunião política mais importante do ano para o Estado e Governo e nela fixarão os objetivos governamentais para o ano de 2012.


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home