ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 28 de março de 2012

Obama prognostica progresso no tema antimíssil para 2013

O presidente estadunidense, Barack Obama, prognosticou hoje a possibilidade de conseguir para 2013 avançar a posições mais favoráveis à resolução do diferendo com a Rússia sobre o sistema de defesa antimíssil.

Desde Seul, Obama estimou que nos próximos 10 meses os especialistas técnicos devem analisar questões relacionadas com o escudo antimíssil, uma das causas de nossas diferenças com a Rússia, apontou, citado pela televisão local.

O chefe de Estado ocidental considerou complicado avançar no mencionado tema porque em seu país está em pleno apogeu a campanha eleitoral presidencial e na Rússia recém se celebraram eleições em março passado. Estamos em um período de trânsito, explicou.

Ontem, o mandatário russo, Dimitri Medvedev, em seu último encontro coreano com Obama, afirmou que Moscou e Washington ficaram em suas respectivas posições sobre o escudo antimíssil, ainda que se pronunciou a favor do diálogo.

Em um encontro sobre segurança euro-atlântica, celebrado na semana passada nesta capital, Medvedev afirmou que ainda há tempo para as negociações sobre a defesa, ainda que se está esgotando.

Medvedev insistiu então em elaborar um documento vinculante, pelo qual a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) confirme que o sistema de defesa antimíssil de nenhuma forma ameaça o potencial das forças estratégicas e a segurança deste país.

Por seu lado, o secretário geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, indicou que Moscou e Bruxelas continuarão o diálogo sobre o escudo, depois da cúpula do bloco militar em Chicago.

Rasmussen ratificou que será impossível efetuar a cúpula do conselho Rússia-OTAN na cidade norte-americana.

 Moscou, 27 mar (Prensa Latina) - Modificado el ( martes, 27 de marzo de 2012 )

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home