ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Rafael Correa: “Me parece escandaloso o bloqueio de um país por outro” (+Vídeo)

“Que a estas alturas da história da humanidade, a este nível de integração Latina Americana, aceitemos o bloqueio de um país por outro, me parece escandaloso”, declarou o Presidente Rafael Correia, durante sua visita a Turquia, em referência ao embargo dos Estados Unidos contra Cuba e aos esforços sustentados pelo governo norte-americano para isolar a Ilha.

“Temos que analisar se assistimos e seguimos assistindo a essa classe de Conferência, onde não se trata e não se busca resolver os problemas fundamentais de nossa América, senão que, apenas fala e diz o politicamente correto em função do establishment (o sistema estabelecido). Porquanto, não vamos nos prestar a isso”, afirmou de Ancara.  

Acrescentou que um dos problemas é a exclusão de Cuba da Conferência de Chefes de Estados Interamericanos, devido ao bloqueio e boicote que mantém os Estados Unidos contra Cuba e a “inadmissível” colonização da Inglaterra nas Ilhas Malvinas, nas costas argentinas, mas, a 15 mil quilômetros de Londres.  

Adicionou ademais que: “sinceramente, - e sem a intenção de ofender a meus colegas americanos e, menos ainda, ao Presidente (da Colômbia), Juan Manuel Santos, como anfitrião desta Cumbre - temos medo de que nossos povos se cansem do fato seus presidentes estarem em conferências e enquanto eles, entretanto, em outros abismos”.

“Com todo o respeito, mas e a verdade, são Conferências de chefes de Estados com frases clichês, lugares comuns, louvores à democracia – a democracia formal: votar cada certo tempo, não à democracia real que significa justiça – (…), mas não se trata os problemas fundamentais, iniludíveis, impostergáveis de nossa América”, argumentou.

Segundo uma nota de imprensa divulgada no site da chancelaria equatoriana, o Presidente Correia “não confirmou nem descartou” sua presença na Cumbre das Américas, embora informações que circularam durante as primeiras horas, tenham dado conta de sua renúncia em não participar do evento.

(Com informações de agencias e site do Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Integração do Equador).



 Fonte: Cubadebate
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home