ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 13 de março de 2012

Rússia reitera plano para Síria e críticas contra a OTAN (+Vídeo)

A Rússia reiterou hoje no Conselho de Segurança sua denúncia contra a OTAN pela morte de civis na Líbia e sua proposta conjunta com a Liga Árabe para uma solução ao conflito na Síria.

A postura de Moscou ante ambos casos foi ratificada nesta segunda-feira pelo ministro russo de Relações Exteriores, Serguei Lavrov, durante uma sessão desse órgão de 15 membros dedicada ao tema "Oriente Médio: desafios e oportunidades".

O representante do Kremlin criticou as tentativas de enganar à comunidade internacional e a manipulação das decisões do Conselho de Segurança como atos que afetam a credibilidade dessa instância e sua capacidade de ação no futuro.

Nesse sentido, lembrou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) se ofereceu para garantir a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia, mas na realidade lançou bombardeios massivos contra esse país.

É lamentável que ainda não tenha sido realizada uma investigação a respeito das vítimas civis causadas por esses ataques, disse Lavrov com respeito às informações sobre a morte de dezenas de líbios abatidos pela aviação da OTAN.

As organizações e países que executam os mandatos do Conselho de Segurança têm que prestar contas sobre seus atos, insistiu o chefe da diplomacia russa.

Com respeito à Síria, Lavrov recusou as exigências de mudança de regime, a imposição de sanções unilaterais, o estímulo à oposição em seu enfrentamento com o Governo assim como chamados ao confronto armado e à intervenção militar estrangeira.

O diplomata russo admitiu a responsabilidade das autoridades sírias na atual situação, mas afirmou que "o governo não luta contra homens desarmados, mas unidades de combate como o denominado Exército Sírio de Libertação e grupos extremistas, incluído Al-Qaeda, que tem cometido diversos atos terroristas".

Opinou que não se trata de falar sobre quem começou (o conflito), senão de discutir de maneira realista como atingir um cessar fogo na Síria.

Lavrov reiterou a proposta conjunta apresentada pela Rússia e a Liga Árabe, que exige o fim da violência desde todas as fontes, a criação de um mecanismo imparcial de monitoramento e o fim da interferência estrangeira.

Também mencionou a abertura da Síria à assistência humanitária e a necessidade de brindar um forte apoio à missão de mediação empreendida pelo enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria, Koffi Annan.

Sobre esse processo, o chanceler russo destacou o propósito de iniciar um diálogo político entre o Governo e os grupos de oposição.

Na sessão desta segunda-feira do Conselho de Segurança participam também os ministros de Relações Exteriores da França e do Reino Unido, Alain Juppe e William Hague, respectivamente, e a secretária estadunidense de Estado, Hillary Clinton.

Também estão os ministro Exteriores da Guatemala, Harold Caballeros; de Portugal, Paulo Portas, e da Alemanha, Guido Westerwelle.

Nações Unidas, 12 mar (Prensa Latina) [Modificado el ( lunes, 12 de marzo de 2012 )]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home