ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Vaticano: sobre suspeita de lavagem de dinheiro

O Vaticano está sobre atenção especial dos Estados Unidos pelo possível risco de lavagem de dinheiro. Pela primeira vez a pequena Cidade-Estado apareceu na lista dos Estados que realizam a lavagem de dinheiro público, segundo o Departamento de Estado dos EUA, embora não seja considerado com um país de alto risco.

A lista contém 190 países divididos em três categorias, segundo o nível de gravidade: preocupação principal, preocupação e monitoramento, informa a agência de noticia Reuters. O informe de 2012 coloca o Vaticano na segunda categoria, junto a outros 67 nações, dentre as quais se encontram, por exemplo, Polônia, Egito, Irlanda, Hungria e Chile.

Segundo um representante do Departamento de Estado, o Vaticano foi adicionado à lista porque foi considerado vulnerável a lavagem de dinheiro e, recentemente, estabeleceu uns programas para combater este delito. A alta funcionária destacou que ser considerado como um país de ‘preocupação’ não indica nada mais do que a existência de uma vulnerabilidade potencial do sistema financeiro.  

No ano passado, o Vaticano adaptou suas leis internas para cumprir com as normas internacionais sobre delinquência financeira. Agora, a pequena Cidade-Estado aspira conseguir sua inclusão na chamada ‘lista branca’ da Comissão Europeia, a qual se inclui os Estados que cumprem com as normas internacionais de luta contra a fraude fiscal.

O Banco do Vaticano, fundado em 1942, se viu em setembro de 2010 envolvido num escândalo relativo à lavagem de dinheiro. A época, 23 milhões de euros (33 milhões de dólares) foi congelada no fundo de bancos italianos. O banco afirmava que só havia transferido fundos entre suas próprias contas e não tinha cometido nenhum delito, mas as investigações seguem em macha.

Fonte: RT Atualidade (Link do texto em espanholaqui)
 
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home