ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Avançam preparativos para libertações unilaterais na Colômbia

A pacifista e ex-senadora colombiana Piedad Córdoba viajará hoje ao Brasil, país que contribuirá com os helicópteros que recolherão aos oficiais que serão libertados unilateralmente pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP).

Seu destino será um ponto próximo da fronteira com a Colômbia, para de ali voar para Villavicencio, capital do departamento de Meta, epicentro da operação que será realizada em duas etapas.

Está previsto que em uma dessas aeronaves, a ex-parlamentar parta na segunda-feira dessa cidade colombiana para algum lugar da selva para recolher ao primeiro grupo de militares e policiais que serão libertados pelas FARC.

A operação será ativada novamente na próxima quarta-feira, de acordo com o protocolo acordado pelos coordenadores e garantidores do processo, no qual também intervém o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Por outra parte, neste sábado espera-se a chegada do prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, que junto a outras mulheres de relevância internacional acompanharão a operação humanitária.

No país já se encontram a esposa do ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, Xiomara Castro; a neta do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, Margarita Zapata, bem como Socorro Gómez, do Brasil. Também, também se espera que neste sábado antes das 19:00 hora local (00:00 GMT), as FARC entreguem as coordenadas da área onde serão realizadas as libertações.

Isso a fim de que, como está no protocolo, cessem as operações militares desde o próximo 1Â� de abril às 18:00 hora local (23:00 GMT) até 3 de abril às 06:00 hora local (11:00 GMT).

O segundo cesse de ações será em horário similar, desde 3 e até 5 de abril.

Bogotá, 31 mar (Prensa Latina) - Modificado el ( sábado, 31 de marzo de 2012 )

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home