ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 15 de fevereiro de 2014

“Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Circuito Regulador de Tensão da Placa-Mãe”

“Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Circuito Regulador de Tensão da Placa-Mãe”


Exite uma tendencia em afirmar que a Placa Mãe (Motherboard) tem um Circuito Regulador de Tensão, e que o mesmo, receber a tensão de alimentação fornecida pela fonte de alimentação (+12 V) e a converte em tensões requeridas pelo processador, memória, chipset e outros componentes.

Como exemplo tipico, temos o de Gabriel Torres, em um artigo intitulado “Tudo o Que VocêPrecisa Saber Sobre o Circuito Regulador de Tensão da Placa-Mãe", publicado em 10/02/2010, em Clube do Hardware.

Segundo Torres:

“ (...) circuito regulador de tensão, (...) é responsável por receber a tensão de alimentação fornecida pela fonte de alimentação (+12 V) e convertê-la nas tensões requeridas pelo processador, memória, chipset e outros componentes”.

No artigo, promete “uma viagem aprofunda pelo interior do circuito regulador de tensão da placa-mãe”, no qual “mostraremos como identificá-lo, como ele funciona, quais os projetos mais comuns e como identificar a qualidade dos componentes”.

Na continuação de seu tutorial, a viagem que deveria ser profunda, resulta apenas em um vôo razante, dado que, “Tudo” gira apenas sobre o “Circuito Regulador de tensão” que alimenta o processador. Para não dizer que houve uma aminezia geral sobre as outras “tensões requeridas pela (…) mémoria, chipset e outros componentes”, usou uma imagem de uma placa mãe na qual assinala os três setores do “Circuito”.

O leitor pode pesquisar pela internet e o que vai encontrar é mais do mesmo, uma vez que, em sua grande totalidade, todos tem um ponto de contato com o artigo de Gabriel Torres ou dele com o resto dos materiais espalhados pela rede.

O que se passsa é que uma placa mãe não tem apenas um “Circuito Regulador de tensão”, tem vários reguladores de tensões.

Ao falar de passagem da Memoria RAM e do Chipset, a idéia que fica é que ambos recebem tensões de 12V do “Circuito Regulador de Tensão” que mensiona.

Na verdade Memoria RAM e Chipset, bem como, outros setores críticos da Placa Mãe, recebem tensões provenientes do Conector ATX de 24 pinos, proveniente da Fonte de Alimentação.

Fora as observações aqui realizadas, todas as considerações que Torres realiza em seu "Tutorial" são bem exclarecedoras, mas exclarecedoras para quem quer compreender apensas o “Circuito Regulador de Tensão” que alimenta ao processador, só isso.

Luis Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home