
Por Luis Carlos
Depois de Crime e Castigo, estamos disponibilizando aos nossos leitores e leitoras outra raridade cinematográfica: Os Irmãos Karamazov, filme baseado na obra de Fiódor Dostoiévski.
“Porque é que os corpos dentro dos seus caixões são tão pesados ? Ele dizem que é devido a algum tipo de inércia, que o corpo já não é mais dirigido pelo seu dono... ou alguma tolice desse tipo, em oposição às leis da mecânica e do senso comum. Eu não gosto de ouvir pessoas que não têm mais que uma educação geral aventurarem-se a resolver problemas que requerem um conhecimento especial; e connosco isso acontece continuamente. Os cidadãos gostam muito de dar opiniões sobre assuntos que são do foro do soldado ou até mesmo do marechal de campo; enquanto homens que foram educados como engenheiros preferem discutir filosofia e economia política”.
Fiodor Dostoievski.
Sinopse:
1870, Rússia. Numa pequena cidade, Fiódor Karamazov, um viúvo mulherengo, vive em conflito com os filhos: o idealista Dimitri, o intelectual ateu Ivan, o cristão fervoroso Alexei e o bastardo Smerdjakov, que sofre de crises de epilepsia. A situação piora quando Dimitri se apaixona pela amante do pai. Com muito talento, Brooks consegue traduzir para o cinema o complexo universo literário de Dostoiévski nessa fascinante análise do poder do dinheiro e da maldade humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário