ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 12 de março de 2012

Bolívia qualifica de “inadmissível” a exclusão de Cuba da Cumbre das Américas

O presidente boliviano, Evo Morales, qualificou neste sábado de “inadmissível” que os Estados Unidos impeçam a presença de Cuba na Cumbre das Américas, que se reunirá entre 14 e 15 de abril, em Cartagena.

Morales disse, “em nome do governo e do povo boliviano”, ser “inadmissível” que os Estados Unidos não aceite a presença de Cuba, e qualificou essa posição, de “discriminatória e antidemocrática”.

Comentou ainda que recebeu uma visita de representantes de Venezuela e Cuba, que lhe expressaram sua preocupação pela posição norte-americana e reiteraram suas críticas as “politicas neoliberais”.

Morales fez a declaração em Coroico, um município a 120 quilômetros ao noroeste de La Paz, onde até segunda-feira preside uma reunião de gabinete em que, entre outras coisas, se aprovarão medidas para melhorar a segurança dos cidadãos do país andino.

Segundo Morales, a revolução cubana se expandiu a outros países através da “liderança de seus comandantes, presidentes, governos, dos movimentos sociais, e que agora, são identificados e, se identificam, pela luta da humanidade, convencidos de que o capitalismo não é nenhuma a solução”.

No critério de Morales, “cresce o anticapitalismo, o anti-imperialismo na América Latina” e, não reconhecer esse fato, “é antidemocrático e até racista por parte do governo dos Estados Unidos”.  

Segundo Morales, auxiliar, assistir ou não a Cumpre de Cartagena, todavia, não impede que se “consulte permanente não só como países de ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas), senão também com outros países, outros presidentes e outros governos na América”.

Fonte: Cubadebate

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home