ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MERCOSUL e a Palestina firmam Tratado de Livre Comércio

Os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) firmaram nesta terça feira um Tratado de Livre Comércio (TLC) com a Palestina, convertendo-se no primeiro acordo comercial entre este país muçulmano e países latino-americanos.

No âmbito da XLII Cúpula do MERCOSUL, os ministros de Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, do Brasil, Antônio Patriota, do Paraguai, Jorge Lara, do Uruguai, Luis Almagro e da Palestina, Riyad Al Maliki firmaram o acordo de Tratado.

O ministro uruguaio, Luis Almagro, expressou o desejo do bloco de gerar comércio e cooperação entre ambas as partes, por ratificação do TLC, que começou a ser negociado em dezembro de 2010.

O chanceler da Palestina por sua parte expressou seu agradecimento e acrescentou que graças ao reconhecimento dos países do continente, o povo palestino conseguiu desenhar um lugar no mapa.

Durante o último ano, os países do MERCOSUL, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, também Venezuela (em processo de adesão) reconheceram o Estado palestino.

De acordo com dados da Associação Latino-americana de Integração (ALADI) os países membros do MERCOSUL, praticamente, não têm intercâmbios comerciais com a Palestina, excerto Argentina.

A exportação de bens a Palestina por parte da Argentina foi de 1.702 milhões de dólares em 2010, 2.203 em 2009 e 3.385 milhões em 2008.

Fonte:
Tradução:
Luis Carlos (redação do blog o povo na luta faz história).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home