ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ahmadinejad: América Latina não será mais o quintal dos EUA (+ Vídeo)

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, chegou nesta quarta-feira ao Equador, a última parada de sua visita a América Latina, aonde com seu par equatoriano Rafael Correia estreitarão os vínculos de seus países numa reunião em Quito para avaliar a situação no Oriente Médio e a cooperação bilateral.

Ahmadinejad disse acreditar que esta visita a nação andina estreitará as relações entre ambos os países. “Estou seguro e convencido de que esta visita servirá ao Irã para aprofundar e estreitar as relações de amizade e irmandade” com o Equador, disse Ahmadinejad ao iniciar o encontro com seu homologo equatoriano no Palácio de Carondelet, sede do Governo equatoriano.

A visita do presidente da Republica Islâmica à nação andina ocorre num momento em que os Estados Unidos e seus aliados têm aumentado suas criticas ao Irã por seu programa nuclear, pois, temem que tenha fins militares, embora Teerã mantenha que é estritamente pacifico. 




 

América latina “não será mais o quintal dos EUA”.

Na roda de imprensa conjunta, que ofereceram os presidentes depois da reunião do Palácio Presidencial, o líder iraniano acrescentou: “as posições muito claras e de solidariedade” de seu anfitrião “para qualquer solução pacifica” para a situação no Oriente Médio.

Ademais, aconselhou as potências dominantes “que respeitem os direitos dos povos”, e sublinhou que, desde agora, a América Latina “não será mais o quintal dos EUA”.

Por sua vez, Correia assegurou que o Irã poderá “contar com este país irmão para todos os esforços pela paz, o desenvolvimento, a verdade e soberania com os povos do planeta” e rechaçou as sanções impostas ao país islâmico. No plano econômico, ambos os mandatários avançaram no campo das “economias complementarias” na busca de interesses compartilhados, informou Correia.

No entanto, a chegada de Ahmadinejad a esse país sul-americano, onde permanecerá até esta sexta-feira, tem provocado criticas por parte do setor empresarial que considera vê prejudicada pelas relações comerciais com os EUA.  

Apoio de Cuba e Venezuela

A visita do líder iraniano também incluiu a Venezuela, Nicarágua e Cuba. Em Havana, Ahmadinejad se reunião com Fidel Castro e com o presidente Raúl Castro, com quem ratificou o compromisso de ambos os países com a paz e o rechaço as sanções econômicas unilaterais.

Os lideres de ambos os estados, igualmente, se expressaram em defesa do direito de qualquer não ao uso pacifico da energia nuclear.

Anteriormente, o presidente do Irã este na Nicarágua, aonde assistiu a cerimonia de posse de Daniel Ortega como presidente do país centro-americano. Também visitou a capital venezuelana, Caracas, de onde havia repudiado as suspeitas do Ocidente de que o programa nuclear busca desenvolver a bomba atômica e assinou com o presidente Hugo Chávez vários documentos importantes no âmbito da cooperação.

A visita latino-americana de Ahmadinejad tem sentido simbólico

Por sua parte, o membro da organização ‘Vamos Unidos USA’, Juan José Gutierrez, afirma que a visita de Ahmadinejad a América Latina tem um sentido simbólico, já que se Cuba pode enfrentar a pressão americana, Teerã também poderá resistir.

“O Irã enfrenta uma politica de sanções econômicas por parte dos EUA e que recorda o que ele tem vem fazendo a nação cubana, que conta com menos recursos, e de maneira simbólica quer mandar uma mensagem de que si Cuba pode estar resistindo aos embates imperialistas para destruir a esse Governo e a essa forma de governo, o Irão pode fazer o mesmo”, disse Gutierrez.

Além disso, assinalou que apesar das ameaças dos EUA, as relações da República Islâmica com as quatro nações latino americanas só têm se consolado.  

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home