ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Corte Suprema israelense anunciam legalização de colônias em territórios ocupados da Cisjordânia

A Corte Suprema do Estado de Israel aprovou nesta quarta-feira um acordo que legaliza uma colônia de israelenses construída em território ocupado da Cisjordânia, onde atualmente residem mais de 310 mil colonos judeus.

A agência AFP citou o documento oficial onde se exige que o Governo de Israel proceda ao estabelecimento de cinco habitações e outras duas construções até os limites da colônia ilegal atual, para logo ser retroativamente legalizadas através de uma anexação a colônias vizinha de Karnei Shomron.  

A Corte Suprema ‘repreendeu’ o Governo por sua inação a certas construções ilegais, alegando que a coalisão de direita do Primeiro Ministro Benjamim Netanyahu deveria ter demolido, no final de 2011, algumas partes de Ramat Gilad e várias outras colônias ilegais construídas em terras privadas palestinas.  

No entanto, o Governo argumentou que tem adiado em várias ocasiões estas operações para evitar criar um conflito com os colonos. “Não se pode ignorar que o Governo evite cumprir suas obrigações”, sublinhou a Corte Suprema.

Em 2009, Netanyahu se comprometeu diante do presidente americano Barack Obama a evacuar uns 20 colônias ilegais, entre elas a de Ramat Gilad. Até a data de hoje não se tem produzido tais deslocamentos.

Aproximadamente 310 mil colonos estão implantados na Cisjordânia, assim como, mais de 200 mil israelenses estão nos bairros de colonização em Jerusalém Oriental.

Aos olhos da comunidade internacional, as colônias que obtiveram todas as autorizações necessárias das autoridades israelenses ou as colônias ilegais construídas por colonos extremistas sem nenhuma permissão são todas ilegais.

De forma simultânea, o Ministério de Habitação e Administração de Terras de Israel anunciou a licitação de umas 300 casas por construir nas colônias judias de Pisgat Zeev e Har Homá. A grande maioria das casas se levantará em Har Homá, ao norte de Belém, com 130 destinadas a lugar de ferias, embora que outras 47 serão edificadas em Pisgat Zeev, ao noroeste de Jerusalém.  

Esta decisão se dá justo quando palestinos e israelenses concordaram em celebrar “uma serie de reuniões” sob os auspícios da Jordânia no próximo de fevereiro, numa tentativa de reativar as conversações de paz direta.  

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home