ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Inglaterra enviará as Malvinas um barco de guerra

A Inglaterra enviará as Ilhas Malvinas, no próximo mês um dos barcos de guerra mais modernos da Royal Navy (Marinha), informou hoje o Ministério britânico de Defesa.

Trata-se do destruidor “HMS Dauntless”, Tipo 45, que partirá nos próximos meses, sem data concreta, até o Atlântico Sul e que substituirá a fragata britânica “HMS Montrose”, acrescentou o Governo britânico.

A implementação, segundo a Defesa, já estava programada, e se produz em momento de aumento da tensão entre a Inglaterra e a Argentina pela disputa da soberania das ilhas, antes do próximo 30º aniversário da guerra travada entre ambas as nações.

“A Royal Navy tem uma continua presença no Atlântico Sul durante muitos anos. O envio do HMS Dauntless ao Atlântico Sul estava planejado a algum tempo, é (uma medida de) rotina para substituir a outro barco de patrulha”, afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa.

O “HMS Dauntless” é um dos seis navios destruidores, Tipo 45, com que conta a Marinha britânica e está equipado com um avançado sistema de navegação que o torna difícil se ser detectado pelo radar.

Estes barcos levam, também, mísseis antiaéreos de alta tecnologia Sea Viper e podem transportar uns sessenta efetivos militares, ademais, conta com uma cobertura para acomodar a helicópteros tipo Chinook. 

As relações entre a Inglaterra e a Argentina atravessam um momento de tensão, especialmente, desde que vários países latino-americanos decidiram bloquear a entrada a seus portos de barcos com bandeiras das ilhas do Atlântico Sul.

Numa conferencia celebrada em dezembro passado em Montevideo, os países do MERCOSUL – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – acordaram em impedir o acesso destes barcos.

Diante desta situação, o primeiro ministro britânico, David Cameron, informou, há 14 dias, ao Parlamento que havia convocado ao Conselho Nacional de Segurança para tratar da situação e acusou a Argentina de “colonialismo” por reclamar a soberania das Ilhas.

Em resposta a esta afirmação, o Governo argentino considerou “ofensiva” a declaração de Cameron, que insiste em respeitar a vontade dos ilheenses de manter a soberania britânica. 

Este ano se cumpre o trigésimo aniversário da guerra que enfrentou os dois países pela posse das Malvinas, que terminou em 14 de junho de 1982 com a rendição da Argentina. 

No conflito bélico morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos.

O príncipe Guillermo, segundo na linha de sucessão da Coroa britânica, tem previsto chegar logo as Malvinas para tomar parte de uns treinamentos como piloto de helicópteros de resgate.

Fonte:

http://www.cubadebate.cu/noticias/2012/01/31/londres-enviara-a-las-malvinas-un-barco-de-guerra/

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home