ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Milhares de alemães recordaram aos líderes comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht

Milhares de pessoas se reuniram hoje [domingo] no cemitério de Berlin Friedrichsfelde para a tradicional homenagem aos lideres comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, assassinados fazem 93 anos por paramilitares de extrema direita.  

Entre os presentes destacam-se os presidentes de A Esquerda, Gesine Lötzsch y Klaus Ernst, assim como, seu líder no grupo parlamentar de Bundestag (Câmara baixa do Parlamento alemã), Gregor Gysi, e o ex-presidente do partido e ex-ministro de Finanças em sua etapa social-democrática, Oskar Lafontaine. 

Por volta das 10: 15, umas mil pessoas com cartazes, seguidas pela polícia, partiram da Porta de Fráncfort até ao Monumento dos socialistas no cemitério de Friedrichsfelde.

O ambiente foi pacífico e a macha não se viu interrompida por antimanifestantes, ao contrário do que se temia. 

No cemitério, as tumbas de Luxemburgo e Liebknecht ficaram cobertas por um manto de cravos vermelhas.

Esta tarde, o teatro da Volksbühne, na Praça Rosa Luxemburgo, tem previsto celebrar um evento intitulado “Contra o poder dos bancos”, ao qual Lötzsch, Ernst, Gysi e Lafontaine confirmaram sua presença.

Também, membros do Seminário de História de Berlin rebatizaram simbolicamente com o nome de “Ponte de Rosa Luxemburgo”, uma passagem para pedestres sobre o Canal Landwehr construido em Berlín, a meados do século XIX, para aliviar a carga de circulação sobre o rio Spree.

Desse ponto, o corpo sem vida da líder comunista foi jogado, em 15 de janeiro de 1919, ao canal por membros dos “Freikorps”, a milícia nacional de direita que ajudou a sufocar a revolta espartaquista em Berlin.

Antes de ser assassinada, Luxembrugo e Liebknecht haviam sidos presos e torturados. 
 

“Ponte de Rosa Luxemburgo” uma passagem para pedestres sobre o Canal Landwehr, construido em Berlín a meados do século XIX para aliviar a carga de circulação sobre o rio Spree. Aqui foram arremessados os corpos de Rosa e Karl Liebknecht.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home