ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Rússia rechaça mais sanções contra o Irã

O Governo de Moscou rechaça maiores sanções da ONU contra Teerã, e tem solicitado que se retornem as conversações sobre o programa nuclear iraniano, assinalou, nesta quarta-feira, o representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Vitaly Churkin.

Rússia não tem a intenção de continuar debatendo no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU) as sanções contra o Irã, afirmou Churkin, segundo Press TV.

De acordo com o diplomata russo, as sanções contra Teerã tem se esgotado, por isso, exortou para que se retornem as conversações entre o Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Inglaterra, França, China, Rússia mais a Alemanha) sobre o programa nuclear iraniano.

Além disso, mostrou que não houve nenhuma tensão forte sobre o tema do Irã no CSNU.

O Irã e os cinco membros permanente do CSNU, mais a Alemanha, tem mantido rodas de conversações, uma em dezembro de 2010, na cidade de Genebra (Suíça) e outra, em janeiro de 2011, em Istambul (Turquia). As duas partes tem acordado marcar uma nova rodada de conversações, provavelmente na Turquia.

Teerã tem expressado sua disposição para continuar as conversações com o Grupo 5+1, baseadas no respeito mutuo e em uma atmosfera livre de pressões, dando ênfase em que não se tenha a intenção de retira-se de seus direitos nucleares.

Os Estados Unidos, o regime de Israel, este último armazena, aproximadamente, 200 ogivas nucleares, e alguns de seus aliados ocidentais acusam ao Irã de tentar desenvolver tecnologia nuclear com fins militares, pelo que pressionam ao país persa para paralisar suas atividades nucleares.  

O Irã, entretanto, rechaça tais acusações e defende seu direito soberano ao desenvolvimento tecnológico nuclear pacifico, dado que, é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e Estado membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home