ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tensões na Grécia após suicídio de idoso devido aos cortes

A Grécia enfrenta hoje fortes tensões depois do suicídio de um idoso aposentado em protesto pelas duras medidas de austeridade aprovadas pelo governo do premiê Lucas Papademos.

Esse fato desatou violentos distúrbios na noite da quarta-feira e na madrugada desta quinta-feira, principalmente na praça Syntagma, no centro desta capital.

A polícia disparou gases lacrimogêneos contra cerca de 1.500 manifestantes que, por sua vez, lançaram coquetéis molotov e pedras na fachada do edifício do Parlamento.

Boletins policiais informam que ao menos dez pessoas foram detidas, enquanto outras duas foram levadas a um hospital depois de sofrerem lesões.

As manifestações antigovernamentais iniciaram-se pouco depois que um aposentado de 77 anos se suicidou com um tiro na saída de um túnel em Atenas, habitualmente, lotado de pessoas.

De acordo o canal de televisão privado Skai, o idoso deixou uma carta na qual atribuía sua decisão aos escassos rendimentos recebidos em sua pensão, os quais não lhe eram suficientes para viver, e acusava o Governo de traidor.

"Não encontro outra solução que um fim digno antes de ter que ir ao lixo em busca de comida", referia o texto.

Desde o começo da aplicação dos planos restritivos em 2010, as pensões de aposentadoria na Grécia foram cortadas em 15 por cento.

A isso se soma um aumento dos preços numa média de 10 por cento, assim como um aumento notável dos impostos.

Essas e outras medidas são resultado das condições impostas pela troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) antes de conceder milionários empréstimos à nação helênica.

Neste país, com uma taxa de desemprego de 20,9 por cento, o número de suicídios aumentou nos anos recentes, e nos três primeiros meses de 2012 ao menos 149 pessoas tiraram a própria vida, revela a versão digital do jornal Ekathimerini.

Atenas, 5 abr (Prensa Latina) - Modificado el ( jueves, 05 de abril de 2012 )

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home