ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 6 de março de 2012

Mas de cinco mil estudantes chilenos foram expulsos por participarem das mobilizações de 2011

Mas de cinco mil estudantes chilenos do ensino médio foram expulsos por participarem das mobilizações de 2011, denunciou o porta-voz da Coordenação Nacional de Estudantes Secundarias, Rodrigo Rivera.  

O estudante fez um chamado ao Ministro de Educação, Harald Beyer, para que intervenha nesta situação de represália por exigir seus direitos.

No múnicipio santiaguense de Providencia se aplicou esta medida a uma centena de educandos. Lideres de pais e estudantes, bem como, de organizações sociais e setores da oposição chilena, concordam que os cancelamentos de matriculas não foram aleatórios e afetaram, principalmente, aos líderes do movimento, assinalou El Mostrador.  

“Tiraram-nos o direito apenas por seguir apoiando uma causa justa”, disse Moisés Paredes, um dos jovens expulsos.

No mesmo distrito, no Liceu Carmela Carvajal, quatro alunas foram acorrentados no portão do estabelecimento até obter uma resposta por parte das autoridades. “Estamos aqui exigindo o direito de se matricular e as pessoas tem que se dá conta das injustiças que estão ocorrendo”, manifestou uma porta-voz dos estudantes, publicado no portal da Rádio Universitária do Chile.

Centenas de estudantes marcharam, acompanhados de seus pais e representantes, para a secretaria municipal de Educação de Providencia, para pedir ao prefeito Cristian Labbé (ex-membro da polícia secreta de Pinochet) que exija dos centros educativos a renovação das matriculas dos alunos, informou Prensa Latina.

Os manifestantes foram recebidos pela diretora de Educação do Município, Karla Frauenberg, que “nos disse que os colégios têm autonomia para expulsar seus alunos. Nós acreditamos que aqui houve perseguição política e vamos até a última gota no âmbito judicial”, denunciou o porta-voz dos estudantes do Colégio José Victorino Lastarria de Providencia, Elioska Zárate.  

A Coordenadora Nacional dos Estudantes Secundaristas anunciou uma manifestação para o próximo dia 15 de março, como inicio das mobilizações deste ano para continuar exigindo o cumprimento de suas bandeiras de lutas.

Fonte: AVN (Link do texto em espanhol aqui)
 
Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home