ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 12 de junho de 2011

Hino ao Sono - Castro Alves (Poesia e Áudio)







Hino ao Sono - Castro Alves




Ó Sono !ó noivo pálido

Das noites perfumosas,

Que um chão de nebulosas

Trilhas pela amplidão!

Em vez de verdes pâmpanos,

Na branca fronte enrolas

As lânguidas papoulas,

Que agita a viração.

Nas horas solitárias,

Em que vagueia a lua,

E lava a planta nua

Na onda azul do mar,

Com um dedo sobre os lábios

No vôo silencioso,

Vejo‑te cauteloso

No espaço viajar!

Deus do infeliz, do mísero!

Consolação do aflito!

Descanso do precito,

Que sonha a vida em ti!

Quando a cidade tétrica

De angústia e dor não geme...

É tua mão que espreme

A dormideira ali.

Em tua branca túnica

Envolves meio mundo.

E teu seio fecundo

De sonhos e visões,

Dos templos aos prostíbulos

Desde o tugúrio ao Paço,

Tu lanças lá do espaço

Punhados de ilusões!...

Da vide o sumo rúbido,

Do hatchiz a essência,

O ópio, que a indolência

Derrama em nosso ser,

Não valem, gênio mágico,

Teu seio, onde repousa

A placidez da lousa

E o gozo de viver...

Ó sono! Unge‑me as pálpebras..

Entorna o esquecimento

Na luz do pensamento,

Que abrasa o crânio meu.

Como o pastor da Arcádia,

Que uma ave errante aninha...

Minh'alma é uma andorinha...

Abre‑lhe o seio teu.

Tu, que fechaste as pétalas

Do lírio, que pendia,

Chorando a luz do dia

E os raios do arrebol,

Também fecha‑me as pálpebras...

Sem Ela o que é a vida?

Eu sou a flor pendida

Que espera a luz do sol.

O leite das eufórbias

P'ra mim não é veneno...

Ouve‑me, ó Deus sereno!

Ó Deus consolador!

Com teu divino bálsamo

Cala‑me a ansiedade!

Mata‑me esta saudade,

Apaga‑me esta dor.

Mas quando, ao brilho rútilo

Do dia deslumbrante,

Vires a minha amante

Que volve para mim,

Então ergue‑me súbito...

É minha aurora linda...

Meu anjo... mais ainda...

É minha amante enfim!

Ó sono! Ó Deus noctívago!

Doce influência amiga!

Gênio que a Grécia antiga

Chamava de Morfeu,

Ouve!... E se minhas súplicas

Em breve realizares...

Voto nos teus altares

Minha lira de Orfeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home