ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

EUA empreende outra jogada diplomática contra China: Restabelece relações om Myanmar

A decisão é outra das tentativas dos Estados Unidos com os vizinhos da China, como o recente e ainda próximo acordo militar com a Austrália e a recente decisão do Pentágono de traslado de tropas ao continente asiático.

O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira sua vontade de restabelecer relações diplomáticas com Myanmar, depois de duas décadas interrompidas, informou a Secretaria de Estado, Hillary Clinton, uma decisão que é vista por setores de Pequim com uma jogada contra a China.  

Em declarações a imprensa a partir do Departamento de Estado, assinalou que já começou o processo para designar um embaixador americano a esse país asiático.  

A decisão de Washington ocorreu depois de uma recente visita de Clinton a esse território, que segundo disse, buscava melhorar as relações bilaterais, e logo da determinação de Myanmar de liberar ao redor de 600 presos políticos, comentou Prensa Latina.

Segundo adiantou a Secretaria de Estado, a administração nacional prevê identificar outros passos, mas sem esclarecer detalhes.

Desde 1990, um encarregado de assuntos tem sido o funcionário de mais alto nível de Washington no território asiático, contra o qual a Casa Branca mantém sanções econômicas que incluem restrições ao comércio, a investimentos e a ajuda estrangeira.  

A liberação dos prisioneiros, muitos deles de longa data, também foi ressaltado pelo presidente Barack Obama e o secretario geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Cercando a China

Myanmar tem se convertido no último cenário de novo empurra dos Estados Unidos na Ásia, interpretou em dezembro passado o site chinês spanish.china.org.cn

A recente visita de Clinton ao país para “suavizar” as relações com a junta birmana sugeriu que Washington não quer suas prerrogativas frente a uma China cada vez mais forte, segundo alguns analistas.

O restabelecimento das relações com Myanmar é outra das tentativas dos Estados Unidos com os vizinhos da China, como o recente e ainda próximo acordo militar com a Austrália e a recente decisão do Pentágono de translado de tropas ao continente asiático.

A China é o principal sócio econômico de Myanmar, com um volume de comércio que em 2010  ascendeu aos 4.400 milhões de dólares, e o principal investidor estrangeiro no país. Pequim vinha sendo também o principal apoio internacionalmente do governo da junta militar, a qual as sanções do Ocidente havia deixando, diplomaticamente, isolado.

Alguns analistas situam nesta lógica a suspeita do grande projeto da empresa hidroelétrica de Myitsone, que várias empresas chinesas iam construir no Estado de Kachin, ao noroeste do país, uma decisão que gerou mal estar em Pequim e que as autoridades birmanas justificaram pela oposição popular ao projeto.

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home