ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jornalista britânica desmente violência descrita pelos meios imperialista na Síria


A jornalista britânica, Luzzie Phelan, de visita à Síria há seis dias, desmentiu nesta terça-feira que no país árabe exista a exagerada violência descrita nos meios de comunicação imperialistas e assegurou que suas observações no terreno “nada tem haver” com os que retratam e apresentam, diariamente, essas campanhas informativas.

Em uma entrevista com a televisão síria, a jornalista britânica assegurou estar surpreendida, desde que chegou a Damasco (capital), por não ter visto o “caos prevalecente” ou “o Exército implantado nas ruas” e nem “os protestos antigovernamentais” que, sistematicamente, preenchem as notícias dos meios de comunicação ocidentais.  

Neste sentido, a colaboradora de meios internacionais, como Russia Today, considerou que tem visto na capital síria uma vida normal, “aonde as pessoas vão a suas escolas e negócios” e aonde as ruas são seguras.

Do mesmo modo, assinalou que se sentiu “particularmente surpreendida” quando, ao contrario dos protestos contra Bashar Al Assad transmitidos frequentemente pelas transnacionais mediáticas, assistiu a uma manifestação pro-governo na Praça Omeya de Damasco e encontrou a milhões de partidários do chefe de Governo siro felizes de vê-lo e aclamá-lo.

Esta não é a primeira vez que a imagem proporcionada pelos meios ocidentais sobre a Síria é desmentida; em dezembro passado, o periodista francês Thierry Meyssan, presidente-fundador da red Voltaire e da conferencia Axis for Peace, afirmou a Telesur que em seu país existe uma campanha mediática cujo objetivo é distorcer o que acontece nas revoltas populares para culpar ao Governo de Al Assad de mortes que “são ficcionais”.

Nessa oportunidade, Meyssan afirmou que as acusações de mortes na Síria “não são elementos que tenham exagerado, mas, simplesmente, elementos que têm inventado e que não têm nenhuma sustentação”; afirmação que já havia sido divulgada em estudos de cadeia informativa Russia Today (RT).

Desde março, meios de comunicações imperialistas têm acusado ao Governo de Al Assad de reprimir e assassinar a manifestantes opositores; no entanto, esta violência tem sido atribuída pelas autoridades a grupos armadas que querem causar a desestabilização do país.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esta violência tem deixando a mais de cinco mil pessoas mortas.

Frente a esta situação, em 27 de dezembro de 2011, chegou à Síria uma missão de observadores da Liga Árabe (LA), integrada por 167 pessoas, para buscar caminhos para a solução da crise.

O presidente Al Assad tem reiterado que a Síria vê de forma positiva a visita dos observadores árabes, porque “queremos mostrar a realidade”, que segundo ele, também é contraria aos que é mostrado no Ocidente.

Fonte:


Tradução de:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home