ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

França pede a OUN para criar “corredores humanitários” na Síria

O Ministro de Exteriores da França, Alain Juppé, pediu nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para criar “corredores humanitários” para que as ONGs possam “assistir” aos cidadãos sírios, que, supostamente, se encontram na região “onde têm massacres”. Afirmou que estes corredores deviriam ser discutidos no Conselho de Segurança.

Juppé disse, numa entrevista a rádio local, que esta nova resolução sobre a Síria já começou a negociar com a Rússia, país que junto com China tem rechaçado toda medida contra a nação árabe, para que seja votada no Conselho de Segurança das Nações Unidas.  

O governo francês já havia proposto em novembro passado criar “corredores humanitários” na Síria, mas, a proposta não foi bem recebida nas Nações Unidas.

Indicou que, nesta quinta-feira, someterá a um “voto simbólico” da Assembleia Geral da ONU um texto sobre a Síria, que servirá para adicionar mais pressão ao Governo do presidente sírio, Bashar Al Assad. O titular de Exteriores da França assegurou que o texto receberá o apoio de 130 ou 140 países. “Esse símbolo terá força”, acrescentou.

Arábia Saudita e Catar preparam o documento e, no mesmo, se exige que o Governo sírio ponha fim a “repressão”, bem como, apoia os esforços da Liga Árabe para assegurar uma transição democrática e recomenda nomear um envio especial da ONU a Síria.

Continuam chamando para endurecer sanções

As potências ocidentais aumentam os chamados para endurecer as sanções e incrementar a pressão contra o presidente Bashar Al Assad. Os chamados para as novas sanções são incessantes, o presidente americano, Barack Obama, e o primeiro ministro britânico, David Cameron, não descartam tomar essa medida.

Ambos os mandatários discutiram as possíveis opções para “frear” a violência na Síria. Entre elas, falaram da necessidade de dar novos passos no seio das Nações Unidas e de por em marcha o grupo de “Amigos de Síria”, que deliberará por primeira vez em Tunes, próximo 24 de fevereiro.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também garantiu o apoio europeu a aprovação de novas sanções contra o Governo sírio. Durante o encontro em Berlim (capital alemã) com o secretário da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, Merkel destacou a “postura firme” adotada pelo organismo diante do conflito sírio. A embaixada alemã em Damasco esta fechada desde meado da semana passada e todos os diplomatas abandonaram o país.

“A União Europeia (UE) apoia esta postura e a respaldaremos também com a solicitação de novas sanções”, assinalou. Os ministros de Exteriores da UE discutirão no fim do mês um possível endurecimento das sanções contra o Governo de Al Assad, adiantou.

O Governo da Síria rechaçou terça-feira, de maneira contundente, as acusações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os supostos crimes de lesa humanidade cometidos contra civis deste o iniciam da crise social, em março do ano passado.

O comunicado sublinha que tanto a ONU como os países ocidentais pretende ignorar “os crimes terroristas que perpetram os grupos armados” e pediu a “condenação ao terrorismo e o chamar ao dialogo para que a Síria ultrapasse sua crise, assim como, apoiar as reformas que farão com que a Síria seja um país unido e avançado”.

Fonte:

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home