ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Golpe de estado nas Ilhas Maldivas, presidente deposto

O presidente de Maldivas, Mohamed Nasheed, anunciou hoje sua demissão e a transferência do cargo ao vice-presidente Mohamed Waheed Hassan Manik, depois de que membros da Polícia perpetraram um golpe de estado.

O mandatário está refugiado na sede das Forças de Defesa Nacional, onde pouco antes de sua renúncia tentaram irromper umas 500 pessoas, boa parte delas agentes de Polícia.

Ainda que os assaltantes fossem dispersos pela força com o emprego de gases lacrimogêneos, até o momento não se informam mortos ou feridos.

Em um comunicado transmitido por televisão, o dignitário explicou que sua continuidade no poder teria conduzido ao uso da força contra o povo.

"Na situação atual, será melhor para o país se demitir. Não quero dirigir o país com mão de ferro", declarou.

Pouco antes, o escritório presidencial emitiu um comunicado em que instava à cidadania a "manter a acalma", assegurando que o mandatário "trabalhava com as instituições para assegurar a paz e a estabilidade" neste arquipélago de quase mil 200 ilhas.

Nasheed viu-se foi forçado a renunciar pelas manifestações antigovernamentais que há três semanas comovem ao país e pela sublevação da Polícia, que nesta terça-feira tomou a televisão estatal e chamou à população a sair à rua para derrocá-lo.

O líder do opositor Partido Dhivehi Quamee, Hassan Saeed, confirmou que o presidente tinha se demitido e entregue o poder a seu vice-presidente.

As manifestações contra Nasheed começaram após ordenar este a detenção do presidente do Tribunal Supremo, a quem acusa de ser um aliado do ex-presidente Maumoon Abdul Gayoom.

Ao deposto mandatário atribuísse-lhe o mérito de reassentar a democracia em Maldivas depois de sua vitória nas eleições de outubro de 2008.

Ao ano seguinte, no que também foram as primeiras eleições parlamentares no país, o partido de Nasheed foi o mais votado, mas o opositor Dhivehi ayyithunge Party se fez com a maioria das cadeiras.

Modificado el ( martes, 07 de febrero de 2012 )

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home