ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O CNT da Líbia pretende autorizar oficialmente a oposição síria em Tripoli

O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafá Abdul Jalil, declarou que seu país está disposto a autorizar ao Conselho Nacional Sírio (CNS), opositor ao governo do presidente Bashar Al Assad, para que estabeleça uma escritório de representação em Trípoli, informaram, quinta-feira, meios de comunicação internacionais.

“Estamos dispostos a autorizar a nossos irmãos do CNS a abrir um escritório de representação em Trípoli, não embaixada. Apoiamos ao povo sírio e suas aspirações”, declarou Jalil.

O CNT, que governa a Líbia, depois do derrocamento de Muamar Gadafi, reconheceu, oficialmente, que mantém contatos com o CNS, o maior grupo da oposição síria, que reclama a renúncia do presidente Assad.

Na semana passada, a Síria expulsou aos diplomáticos líbios. Anteriormente, a chancelaria líbia concedeu um plano de 72 horas ao chefe e aos empregados da missão diplomática síria para abandonar seu território.

Há quase um ano, a Síria é cenário de violentos enfrentamentos, instigados por setores da oposição síria, que são financiados por potências estrangeiras. Durante as últimas semanas, também, tem se realizado atos terroristas por parte dos grupos armados que pretendem tomar por forças o poder na Síria.

Por sua parte, o Governo sírio conta com mais de 2000 mortos entre os soldados e polícias que enfrentam as milícias fortemente armadas.

Diante do temor de uma possível intervenção militar estrangeira na Síria, Rússia e China bloquearam, em 4 de fevereiro passado, no Conselho de Segurança um resolução contra Damasco. Ambos os países exerceram seu direito de veto pela segunda vez nos últimos meses.


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home