ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sírios negam sofrer escassez, apesar de violência terrorista

Ainda alvo de persistente violência por parte de grupos armados interessados em gerar caos e instabilidade, os residentes da cidade síria de Homs negaram que sofram escassez, segundo divulgado por canais de TV por satélite.
Entrevistados por meios de imprensa sírios, habitantes desta cidade afirmam que estão disponíveis alimentos e outros serviços básicos, como água, telefonia e eletricidade, ainda que ocorram apagões, como em muitas outras localidades do país no momento.

Noticiários de televisão mostram padarias e armazéns abastecidos, colocando em dúvida informações que tem sido divulgadas desde ontem por canais como Al Jazeera sobre a aguda escassez de produtos nessa cidade.

Este canal de televisão comenta também a existência de uma crise humanitária de grandes proporções na Síria, afirmando que a população está à beira da fome.

A agência de notícias SANA assegura, desde Homs, que há disponibilidade de combustível e de outros materiais, citando autoridades locais que denunciaram esses canais de satélite por difundir informações tendenciosas e falsas.

Atualmente, a Síria é alvo de uma intensa campanha de mídia, além da campanha política, econômica e religiosa, cujas pontas de lança no âmbito informativo são os canais Al Jazeera e Al Arabyia, sediados respectivamente no Catar e na Arábia Saudita, bem como canais que abordam temas de religião.

A situação em Homs, não obstante, é difícil e complexa também devido à ação de grupos armados, em particular nos bairros de Baba Amr e Al Sultanieh.

Os Estados Unidos incentivam as hostilidades e seus porta-vozes deixam entrever que Washington estaria disposto a fornecer armamento aos grupos violentos dentro da Síria, os quais a Arábia Saudita e o Catar, com ajuda da Turquia têm armado e financiam, segundo denúncias.

Citado pelo canal Al Jazeera, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que os EUA ainda esperam uma solução política na Síria, mas que armar aqueles que chamou de "lutadores da oposição" é uma opção.

"Não queremos tomar ações que contribuam para uma maior militarização da Síria, porque [isso] empurraria o país por um caminho perigoso, mas não descartamos medidas adicionais", afirmou Carney, segundo Al Jazeera.

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, será a principal voz na campanha anti-síria em uma reunião que o Ocidente tem denominado como dos Amigos da Síria, que terá lugar na Tunísia nesta sexta-feira e sábado, da qual a Rússia anunciou que não participará.

Enquanto isso, as autoridades sírias prenderam e mataram terroristas em operações realizadas na terça-feira nas localidades de Idleb e Damasco Campo, na ofensiva realizada contra os grupos armados que aterrorizam os cidadãos, atacando as forças da ordem, objetivos econômicos e roubando bens privados e públicos, segundo denuncia a SANA.

Essa fonte informa, nesta quarta-feira, que um grupo armado se entregou na terça-feira em Idleb e depôs suas armas, ao mesmo tempo em que sapadores conseguiram desativar quatro bombas colocadas no povoado de Maar Shamshesh, na região de Maaret Al Numan, nessa província.

Em Douma, situada em Damasco Campo, forças da ordem eliminaram um grupo armado que incluía vários dos terroristas mais procurados e o líder do agrupamento, segundo informou também a SANA.

Damasco, 22 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( miércoles, 22 de febrero de 2012 )]

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home