ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quinta-feira, 8 de março de 2012

Israel pede bombas aos EUA: Ameaça ou pressão contra o Irã?

Israel busca que os Estados Unidos aprove a venda de avançados sistemas de reabastecimentos e bombas anti-bunker, que poderiam ser usadas para ataques contra o Irã.

Tal solicitação foi feita pelo primeiro ministro israelense, Benjamim Netanyahu, durante sua recente reunião com o secretario de Defesa norte-americano, Leon Panetta, segundo informou o jornal israelense ‘Haaretz’.

Segundo o jornal, que cita a um alto funcionário norte-americano sem identificar, se trata das bombas GBU-28 que poderiam destruir alguns dos centros do controvertido programa nuclear iraniano.  

O funcionário assinala que o presidente, Barack Obama, encarregou a Panetta para trabalhar diretamente nesta matéria com o ministro de Defesa israelense, Ehud Barack, e que Washington, está inclinado a aceitar a demanda o quanto antes possível.

Sobre o governo de George W. Bush, os EUA rechaçaram o fornecimento de tal material bélico pelas suspeitas de que Israel poderia usá-las contra o Irã.

Segundo uma investigação difundida pela imprensa, os EUA poderia ter vendido em 2009 – em secreto – a Israel, 55 bombas de penetração profunda GBU-28, apontadas como “rompedoras de bunkeres”.

Em 9 de janeiro passado, o Irã anunciou o começo de enriquecimento de uranio na usina subterrânea de Fordow, que se encontra a tal profundidade, que é inalcançável pelos atuais mísseis de Israel.

Enquanto se intensifica a pressão internacional sobre o Irã, que já tem desembocado num série de sanções, se está aumentando, também, a presença militar dos EUA e Reino Unido no Golfo Pérsico.

O impulsionador destes movimentos é a acusação, por parte do Ocidente, de que o Irã estar desenvolvendo armas nucleares, algo que Teerã nega de forma reiterada e mediante diversos canais, declarando que necessita desenvolver seu programa nuclear para fins energéticos de caráter civil.  


Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz historia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home