ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

América Latina esta perdendo suas terras para as Multinacionais.

Um estudo da ONU revela que as transnacionais estão comprando grandes quantidades de terras na América Latina. Alguns analistas agrediam que isso pode ameaçar a seguridade alimentaria dos países latinos.

O informe elaborado pela Organização das Nações Unidades para a Agricultura e a Alimentação (FAO) assinala que o fenômeno d a grilagem de terras afeta em maior parte ao Brasil e Argentina. No entanto, os países restantes da região também despertam o interesse dos compradores estrangeiros.

Os especialistas concordam que os recursos de terras são cruciais para a economia, especialmente nos tempos atuais de crises econômicas. E o fenômeno da concentração e estrangerização das terras na América Latina de deve ao fato de que “a terra nos países latino-americanos é mais barata que nos países capitalistas desenvolvidos”, assegura o analista internacional Julio Gambina.

Os países do Mercosul, como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, são os grandes provedores de soja, girassol e outros produtos agrícolas ao mercado mundial que competem de alguma maneira com os EUA, de modo que suas terras são muito benéficas para os capitalistas internacionais.

Segundo Gambina, a aquisição massiva poderia aumentar as exportações em detrimento da produção domestica nestes países, o que põem em perigo sua soberania alimentaria. Quanto as possíveis medidas para evitar este cenário, os estados poderiam elaborar normas semelhantes à lei de terra argentina, que restringe a venda de terras rurais aos estrangeiros.

Os autores do informe da ONU também assinalam a ameaça para os países latino-americanos. O oficial de Politicas da FAO, Fernando Soto-Baquero, advertiu de que os Governos da região devem encontrar formas de assegurar que os processos de concentração e estrangerização das terras não tenham efeitos negativos sobre a seguridade alimentaria, o emprego agrícola e o desenvolvimento da agricultura familiar.

Fonte:

http://www.pravdaliberation.info/2011/11/america-latina-esta-perdiendo-sus.html

Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home