ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O Irã se reserva ao direito de fechar o Estreito de Ormuz

O porta-voz do Comite de Segurança Nacional e Política Exterior da Assémbleia Consultiva Islâmica do Irã (Mayles), Kazem Yalali, tem assinalado nesta segua-feira que o Irã não duvida em utilizar as potências estratégicas definitivas do Estreito de Ormuz se receber alguma ameaça.  

O parlamentar iraniano tem destacado a vontade do Irã de permitir a todos os paises o uso deste espaço estratégico para o transporte de petróleo, no entanto, tem reiterado que teerã empenharán todos suas capacidades para defender sua soberania, informou Press TV.

O funcionário iraniano tem salientado que qualquer agressão contra o Irã terá consequencias devastadoras já que Teerã, contanto com suas capacidades defensivas, “cortará as mão dos agressores”.

Yalali tem expresado que a manobra “Velayat 90” tem demonstrado a alta potência defensiva do Irã, embora tenha recordado que segundo o Governo de Teerã, a presença das tropas extra regionais e a intervenção das forças estrangeiras nos assuntos internos dos países da região desestabilizam todo a zona.

As autoridade iranianas em diferentes ocasiões tem advertido que no caso de qualquer ataque contra o territorio desse país ou imposição de embargos sobre o petróleo iraniano, não duvidará em obstruir o estrategico Estreito de Ormuz.

Um eventual fechamento desta rota marítima por onde transita 17% do petroleo do mundo pode alterar o mercado internacional e agravar a crises que hoje paira sobre as economias neoliberais.

Fonte:

Tradução:
Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home