ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Chomsky rechaça acusações dos EUA e Israel contra o Irã

O linguista e analista político norte-americano, Noam Chomsky, tem criticado as alegações dos EUA sobre o programa nuclear pacífico do Irã, enquanto que, qualifica o governo de Israel como “a ameaça mais importante para a segurança mundial”.

Num artigo publicado quarta-feira no diário britânico ‘The Guardian’, Chomsky enfatizou que a doutrina estratégica do Irã é defensiva e tem sido projetada para dissuadir qualquer invasão contra sua integridade territorial.

Neste sentido, o famoso escritor mostra que, apesar das propagandas antiiranianas lançadas pelos políticos ocidentais, os resultados de pesquisas realizadas na Europa demonstram que os entrevistados consideram o governo israelense como uma ameaça para a paz do Oriente Médio e do Norte da África.

“Diante das massivas campanhas propagandistas dos últimos anos nos EUA, a maioria dos cidadãos [norte-americanos], como a maioria das nações do mundo, acreditam que o Irã, na qualidade de signatário do Tratado de Não Proliferação (TNP), tem o direito de levar a cabo o enriquecimento de uranio, e inclusive, hoje em dia, uma grande maioria [do povo do mundo] enfatiza soluções pacíficas para o programa nuclear do Irã” sublinhou.

De acordo com o politólogo norte-americano, Washington e o regime de Tel Aviv têm estendido uma onda de “Iranofobia”, posto que, temem a extensão da influencia do país persa na região, especialmente, com seus vizinhos como Iraque e Afeganistão.

EUA e o regime de Israel (possuidor de aproximadamente 200 ogivas nucleares) e alguns de seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver tecnologia nuclear com fins militares e utilizam este pretexto para que imponham sacões internacionais e unilaterais contra o país persa.

Por sua parte, Irã, na qualidade de Estado membro da AIEA e signatário do TNP, além de rechaçar de forma contundente tais acusações, defende seu direito soberano ao desenvolvimento tecnológico nuclear com fins pacíficos.


Tradução de Luis Carlos (Redação de blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home