ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Aliança Irã-América Latina, carta-chave republicana para os presidenciais no EUA (+Vídeo)

“É uma pura propaganda do partido republicano. Mas também se trata de subir as temperaturas neste ano de eleições”, comentou a RT o escritor Nicolás Lozloff, acerca dos debates sobre o tema iraniano no Senado norte-americano.

Na sessão de 16 de fevereiro, o senador republicano Marco Rubio havia advertido aos estados latino-americanos contra manter relações com Teerã: “Os lideres destes países estão jogando com fogo porque se associam com pessoas imprestáveis”. Segundo Rubio, dão a Teerã um “espaço operacional de onde pode fazer coisas inimagináveis e as consequências podem ser extraordinárias”.

O tema dos laços do Irã com a América Latina é um dos temas mais discutidos pelos políticos norte-americanos desde que o presidente Mahmud Ahmadineyad realizou em janeiro sua visita à Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador.

Rick Santorum, um dos candidatos republicanos para as eleições presidências de 2012, declarou num dos debates que uma das tarefas chaves para os EUA é combater a aliança estratégica entre os países sul-americanos e o Irã.

Outro candidato, Mitt Romney, criticou no momento ao presidente Barack Obama por não haver respondido com dureza diante de uma série de ações “escandalosas e vergonhosas” de seu homologo venezuelano, entre elas a de “aprofundar relações com os regimes mais despóticos e perigosos do mundo”, fazendo referência, precisamente, a visita de Ahmadineyad a Caracas.

Segundo acentua Kazloff, o único objetivo desta polêmica republicana, tão aguda sobre os vínculos entre Teerã e América Latina, é especular sobre as políticas ‘insuficientes’ do presidente Obama na arena internacional. Na realidade, esta relação não ameaça de nenhum modo os interesses dos EUA, insiste o escritor.

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home