ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Há 51 anos o Presidente Eisenhower advertia sobre o perigo de um governo secreto e antidemocrático nos Estados Unidos [se cumpriu advertência?] (+Vídeo)

Em 17 de Janeiro de 1961, o então presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, fez um discurso que tem permanecido gravado nas memorias dos americanos.

Em seu discurso “Farewell Adress” (Discurso de Despedida, de 17 de Janeiro de 1961), Eisenhower advertia a todos os seus compatriotas sobre o perigo latente, constante e real de que os tenebrosos poderes no interior do mesmo país, provenientes dos setores oligárquicos e outros clones financeiras ligados ao complexo militar-industrial, usurpem o poder democrático e constituía um governo secreto [nos EUA], manipulando assim, como se tratasse de um fantoche o governo de turno eleito pelo povo.

Reproduzimos a continuação de uma parte de seu texto e mais abaixo mostramos um vídeo documentário dos arquivos que tem sido conservado de seu discurso.

Eisenhower “Farewell Adress”

“Nos responsáveis do governo, temos que estar atentos para a aquisição de uma influência ilegítima que seja ou não planejada pelo complexo militar-industrial. O risco de desenvolvimento de um poder usurpado existe e persistirá. Jamais devemos permitir que o peso desta ameaça impeça-nos ou nos arranque as nossas liberdades e processos democráticos. Nada deve considerar-se como absolutamente ganho. Só uma vigilância e uma consciência cidadã podem garantir o equilíbrio entre a influência (lobby) da gigantesca maquinaria industrial e militar de defesa que temos desenvolvido e nossos métodos e objetivos, de tal forma que, a segurança e a liberdade, possam desenvolver-se harmoniosamente”.
Fonte: http://www.voltairenet.org/Hace-51-anos-el-Presidente

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home