Por Luis Carlos
Temos o prazer de expor para os nossos leitores e leitoras do blog, o povo na luta faz história, outro vídeo completo, desta vez, uma raridade baseada na obra de Fiódor Dostoiévski, o filme de Crime e Castigo.
“(..) Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela história. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.” Insano Alemos
Sinopse
“Na St. Petersburg de 1856, o estudante Rodya Raskalnikov é suspenso da Universidade, acusado de pertencer a um grupo de anarquistas. Rodya é muito inteligente, brilhante mesmo, e acredita que certos indivíduos intelectualmente superiores, como Napoleão e ele próprio, estão acima da lei, podendo cometer todo tipo de transgressão, inclusive assassinatos, sem sofrer qualquer tipo de punição.
Sem dinheiro, ele toma conhecimento que sua irmã Dounia perdeu o seu cargo de governanta e que está disposta a se casar com um homem rico que ela não ama, como forma de evitar que sua família passe fome, bem como, que a pobreza leva Sonia, uma jovem ingênua da vizinhança, a prostituir-se. Inconformado, ele decide matar sua agiota, uma mulher desprezível que vive às custas do infortúnio dos outros, para roubar o seu dinheiro e livrar sua irmã do casamento indesejável. Ele termina cometendo um duplo homicídio, já que mata também a irmã dela por ter testemunhado o seu crime.
Após cometer o duplo homicídio, ele passa a viver atormentado e só encontra algum conforto na companhia de Sonia, a prostituta por quem ele é apaixonado. É o início de uma tenaz luta psicológica, na qual sua maior inimiga é a sua própria consciência.
O investigador dos crimes, Porfiry, inicia um jogo do gato e o rato contra o suspeito Rodya. Ele não tem pressa. Embora não possua qualquer evidência, ele tem uma boa idéia do que ocorreu. Assim, ele observa e espera.
À medida que os anos passam, Rodya vai aprendendo mais sobre a vida e sua arrogância vai sendo substituída por uma culpa que ameaça destruí-lo. Ele termina por confessar seus crimes à sua querida Sonia. Esta tenta convencê-lo a falar tudo para o inspetor Porfiry, até porque este já está quase pondo as mãos nele.
Ao ser finalmente convencido por Sonia que esta é a melhor coisa a fazer, Rodya procura Porfirye faz sua confissão, acreditando que ele tem que pagar por seus crimes como qualquer outra pessoa, inteligente ou não”.
Fonte da Sinopse: http://filmow.com/crime-e-castigo-t9563/
CRIME E CASTIGO:
Caro professor Luis Carlos,
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog. Estou "pegando emprestado" alguns de seus posts para colocar em meu nanoblog.
A fonte está sendo citada.
Abraços
Miguel do Limpinho
Luis Carlos, teu blog é interessantíssimo. Cheguei até aqui seguindo um filme sobre a obra de dostoiévski e gostei muito das tuas postagens. Foi um achado.
ResponderExcluirum abraço pra ti
Saudações Adrea pelo comentário e, ademais, pelo reconhecimento do trabalha que levamos acabo no blog o povo na luta faz história. Seja bem vinda. Abraço e sucesso para ti.
ResponderExcluir