ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Bashar Al Assad denunciou a intromissão de outros países nos assuntos sírios e anunciou reformas (+ Vídeo)

“Forças regionais e internacionais têm tratado de desestabilizar” a Síria. Assim se expressou o presidente do país, Bashar Al Assad, durante um discurso transmitido pela televisão nacional.

O presidente sírio também insistiu que tem um certo “país estrangeiro que quer se meter” nos assuntos internos da Síria, “apoiando-se em um país árabe”. Neste sentido, Al Assad comparou a situação com a da Líbia, que foi bombardeada pelas forças da OTAN. Também, o líder sírio assinalou que “não é supressa que haja intenção de atacar” a Síria “de fora, usando países árabes”. Recordou também que seu país “foi ameaçado com uma guerra durante a invasão do Iraque”.

Síria quer “mostra a realidade” a Liga Árabe

Ao mesmo tempo, o presidente falou sobre as relações da Síria com a Liga Árabe, cuja missão dos observadores está baralhando no país. “A Síria tem tomado como positivo a visita dos observadores. Queremos mostrar a realidade”, sustentou o mandatário. Simultaneamente, Al Assad apontou que a Síria “deixará a porta aberta as propostas dos países árabes” para solucionar o conflito interno sírio sempre e quando “respeitarem a soberania do país”.  




 

Ademais, o mandatário põe em dúvida a independência da Liga Árabe na hora de tomar decisões. Anteriormente, a organização suspendeu a filiação da Síria exigindo o fim da violência no país e a autorização do cesso de seus observadores.

Vários cientistas políticos internacionais, como Nagham Salman, opinam que a decisão da instituição árabe de fato é influenciada pelas forças externas. Salman assinala que a Liga Árabe “já não toma suas decisões independentemente, mas, que é influenciada pelos EUA e Ocidente”.

Os observadores decidem seguir com sua missão

Os observadores da organização chegaram ao final de dezembro para vê o que estava se sucedendo no país, aonde os distúrbios chegaram ao redor de 5.000 vidas desde março de 2011, segundo os dados da ONU.

As autoridades sírias declaram que os grupos armadas de oposição estão tratando de desestabilizar o país e provocar um caos. Por sua parte, a oposição culpa ao poder oficial da violência contra os civis.

Depois de visitar as cidades de Homs e Daraa, epicentros dos mais violentos distúrbios e choques entre a oposição e o Exercito, os observadores constataram que as autoridades haviam retirado o Exercito das ruas, em conformidade com as disposições da solução da crise síria, proposta pela Liga.  

No obstante, a organização voltou a chamar a ambas as partes em conflito para cessar a violência e decidir continuar com seu trabalho no território sírio.

Bashar Al Assad anuncia reformas politicas

Os manifestantes que saíram as ruas de várias cidades sírias clamaram pelas reformas políticas.  

De fato, o líder do país já começou a dar os primeiros passos concretos neste sentido. Assim, anunciou a criação de “um comité para a redação de uma nova Constituição” e sustentou que as autoridades querem que “tenha mais partidos”. Ele também anunciou que se realizará um referendo para modificar a Carta Magna, acontecimento que poderia ter lugar a princípios de março deste ano.

Bashar Al Assad precisou que o Governo começará a implementar as reformas quando acabar a crise interna.

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home