ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sábado, 14 de janeiro de 2012

Rússia adverte que uma guerra no Irã seria ameaça direta para sua segurança

Rússia considera que uma guerra no vizinho Irã seria uma ameaça direta a sua segurança, disse hoje Dmitri Rogozin, ao deixar o cargo perrimamente de embaixador russo diante a OTAN.

“O Irã é nosso vizinho. Se algo ocorre, se o Irã se vê envolvido em ações militares, isso seria uma ameaça direta para nossa segurança”, assinalou Rogozin, citado pelas agencias russas.

Rogozin, que tem sido nomeado Vice-Primeiro Ministro, a cargo da indústria de Defesa, assegurou que “qualquer países tem direito a dispor de todo o necessário para sentir-se seguro”.

“O Irã também tem esse direito. Por isso, queremos dizer a todos os participantes no jogo que tem surgido em torno ao Irã: tranquilizem-se”, disse o diplomático russo.

Ao mesmo tempo, sublinhou que Mascou está a favor da não proliferação de armas de destruição massiva.

“Sem dúvida, aplicaremos uma política estrita para ao tempo que ajudamos aos países a desenvolver fontes modernas de energia não permitir que adquiram estas tecnologias para usar o átomo com fins militares”, argumentou.

Na mesma linha, o Vice-Ministro de Assuntos Exteriores russo, Guennadi Gatílov, assegurou hoje que “as novas sanções contra o Irã, assim como, o possível ataque militar contra a República Islâmica, serão considerados pela comunidade internacional, sem dúvida, como uma tentativa de mudar o régime de Teerã”.

Rússia, que se opõe a imposição de novas sanções contra Teerã, acusou esta semana ao Irã de insistir em ignorar as demandas internacionais sobre seu programa nuclear para começar as atividades de enriquecimento de uranio.

“Esperamos que o Irã escute nossa opinião sobre a necessidade de cooperar estreitamente com a agência para começar o mais cedo possível as negociações sobre o programa nuclear iraniano com o Grupo 5+1 (os membros permanente do Conselho de Segurança mais a Alemanha) sem condições previas”, apontou a Chancelaria.  

Rússia insiste em que o programa nuclear iraniano só pode ser solucionado através do dialogo e observando os princípios de concessões mutuas para recuperar a confiança entre as partes.

A OIEA confirmou esta semana que o Irã tem iniciado o enriquecimento de uranio até próximo de 20% de pureza na instalação fortificada de Fordo, a 160 quilômetros de Teerã.

Até agora, o Irã havia purificado uranio até esse nível – considerado um passo prévio ao uranio altamente enriquecido para bombas atómicas – só em sua planta de Natanz.

Fonte:


Tradução:

Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home