ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Afeganistão: embaixada dos EUA alerta sobre possíveis manifestações (+Vídeo)

A embaixada dos Estados Unidos na capital afegão, Kabul, pediu nesta sexta-feira aos residentes de seu país no Afeganistão que não abandonem suas casas e escritórios, como medidas de prudência diante da massiva manifestação que se realizará hoje contra o recente e ofensivo ata dos soldados norte-americanos.

O comunicado da embaixada foi emitido depois da onda de protesto antiamericano surgida no Afeganistão pela queima do livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, realizada na base aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de Bagram, localizada no norte de Kabul.

O comunicado da embaixada alerta aos de nacionalidade americana para manter a máxima prudência diante da possibilidade de novas manifestações.

Por outra parte, o Governo afegão exigiu quinta-feira a OTAN que leve a julgamento público aos culpados pela queima de vários exemplares do Sangrado Alcorão, na base aérea de Bagram, segundo um comunicado emitido pela secretaria presidencial do Afeganistão.  

“Os funcionários da OTAN prometeram levar este crime aos tribunais, em resposta a uma solicitação de julgamento e castigo dos culpados”.

O comunicado foi emitido depois de que o presidente afegão, Hamid Karzai, já havia acusado, com antecedência, a um oficial americano por sua ignorância diante da profanação de elementos sagrados do Islam.

Segundo o comunicado da presidência, o oficial dos EUA tinha atuado “com ignorância e com uma compreensão insuficiente” da importância do Sagrado Alcorão; agregou, ainda, que é muito provável que se conclua uma investigação sobre o caso na mesma quinta-feira.

Também, o presidente americano, Barack Obama, enviou quinta-feira uma carta a seu homologo afegão, Hamid Karzai, na qual pediu desculpas pela queima dos exemplares do Alcorão, efetuada por soldados estadunidenses, sublinhou que a ação “não foi intencional”.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor, a carta foi entregue a Karzai por Ryan Crocker, o embaixador americano em Kabul.

“O Presidente (Obama) também expressou nosso pesar e desculpas pelo incidente em que os materiais religiosos foram involuntariamente mal manejados na base aérea de Bagram”, destacou Vietor em relação ao conteúdo da carta.

Há quatro dias, massivas marchas de protestos pelo insultante ato contra o Alcorão têm como saúdo a morte de dois soldados americanos e dezenas de feridos entre a população afegã.  



 

Tradução de Luis Carlos (Redação do blog o povo na luta faz história)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home