ESPERAMOS QUE VOCÊ DEIXE SUAS OPINIÕES, IDÉIAS E QUE VENHA PARTICIPAR CONOSCO DEIXANDO SUAS PROPOSTAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Corte multimilionário em orçamento na semana brasileira

Um recorte de 55 mil milhões de reais, uns 31 mil milhões de dólares, do Orçamento 2012, objetivando reforçar as finanças públicas e controlar a inflação marcou a semana brasileira que conclui hoje.

"É uma contingência alta, mas, garantirá a obtenção do resultado primário que aprovamos na Lei de Diretrizes Orçamentais", explicou o ministro de Fazenda, Guido Mantega, ao anunciar a medida, que representa 3,3 por cento do orçamento total para este ano.

Essa poupança de recursos, precisou, possibilitará aliás, pagar os interesses da dívida pública e, conseqüentemente, manter a trajetória descendente em relação com o Produto Interno Bruto (PIB), todo o qual -assinalou- garante a consolidação fiscal do país neste momento de instabilidade da economia mundial.

"Observamos hoje a vários países endividados. Dívida elevada é sinônimo de vulnerabilidade e fraqueza. Queremos ao Brasil com orçamento forte", frisou e sublinhou que o recorte não significa um ajuste clássico ou conservador porque não se afetará o dinheiro para programas sociais e se incentivará o investimento privado.

Daí que o Governo manterá intactos os recursos previstos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre os quais estão os planos Minha Casa Minha Vida e Brasil sem Miséria, dois dos principais projetos sociais impulsionados pela presidenta Dilma Rousseff.

Para este ano, o Executivo fixou uma expansão de 4,5 por cento do PIB, ao mesmo tempo que trabalha para a inflação terminar em 4,7 por cento, bem perto da meta estabelecida de 4,5 por cento.

Do total recortado, 20 mil milhões de reais (uns 11 mil milhões de dólares) correspondem a despesas obrigatórias e 35 mil milhões de reais -uns 20 mil milhões de dólares- a despesas discretas. Sobre estes últimos o Governo tem maior controle.

Por outra parte, nesta quinta-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu, por sete votos contra quatro, declarar constitucional a Lei da Ficha Limpa, que impede a políticos condenados pela justiça se postular para postos públicos.

Os magistrados lembraram que a legislação - aprovada faz dois anos, mas cuja constitucionalidade tinha sido questionada - seja válida para as eleições municipais de outubro próximo .

Daí que têm proibido se postular os políticos condenados pela justiça em decisões colegiadas, revogados pela Justiça Eleitoral ou que renunciaram ao cargo eletivo para evitar processos de casacão. Essas pessoas estarão impedidas de ser candidatos por um período de oito anos.

A lei da Ficha Limpa foi resultado de uma iniciativa popular, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional em 2010, mas gerou muitas dúvidas e o STF derrubou sua validade para as eleições gerais de outubro desse ano.

De outro lado, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) concluiu nesta sexta-feira no hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, o tratamento rádio-quimioterapéutico contra um tumor na laringe, iniciado em outubro passado.

Assim indica o boletim médico do centro assistencial, o qual agrega que Lula teve alta hospitalar e realizará a recuperação em sua residência, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Precisa que em sua casa, o ex-mandatário presidente receberá assistência fono-audiológica e de fisioterapia. Testes de avaliação do tratamento oncológico deverão realizar-se entre quatro e seis semanas, aponta o reporte médico.

Os médicos que tratam a Lula lhe recomendaram permanecer em repouso este fim de semana e não participar nos desfiles do Carnaval, que começam hoje em todo o Brasil.

Em São Paulo, a escola de samba Gaviões , do clube de futebol Corinthians, do qual Lula é fanático declarado, dedicaram neste ano seu tema musical à vida do político e esperavam que ele estivesse na carroça principal durante o desfile pelo Sambódromo do Anhembi.

Em 29 de outubro de 2011, quando o ex-presidente passou por testes de rotina ao apresentar dores na garganta e uma ronqueira superior à que o caracteriza, os médicos detectaram um tumor na laringe de uns três centímetros de diâmetro e nível médio de agressividade.

Alejandro Gómez

Brasília, 18 fev (Prensa Latina) [Modificado el ( sábado, 18 de febrero de 2012 )]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home